Didática

Páginas: 12 (2827 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER

SIMONE DAUDT CRUZ - 991217







PORTFÓLIO DA UTA FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS – FASE 1













SANTA CRUZ DO SUL-RS
2013


RESUMO LIVRO DIDÁTICA

MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Didática. Curitiba: Intersaberes, 2012.
DIDÁTICA MOMENTOS HISTÓRICOS
Nos últimos 35 anos a didática tem sido muito questionada, sobretudo nadécada de 1980, nesse período histórico há dois marcos fundamentais: O I Encontro de Professores de Didática, em 1972, na Universidade de Brasília e o I Seminário A Didática em Questão, realizada na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, dez anos depois.
O I ENCONTRO NACIONAL DOS PROFESSORES DE DIDÁTICA (1972)
Nesse período a educação passa a ser vista como fator de desenvolvimento e,portanto, como investimento individual e social A orientação centra-se na racionalização, na eficiência e na eficácia do processo. O trabalhador passa a ser estimulado com maiores salários e controlado por gestores. As questões fundamentais colocadas são a necessidade de formar um “novo professor”, competente e comprometido com o programa político econômico do país. O documento final destaca anecessidade da integração dos professores no processo de expansão e atualização do ensino brasileiro e ainda como exigência a formação de um novo professor, cuja preparação didática seja embasada em conhecimento científico e vinculada as contingências nacionais.

O I SEMINÁRIO DIDÁTRICA EM QUESTÃO
Importante momento histórico marcado pela abertura política do regime militar e pelo acirramento daslutas de classe no país. Surgem novas palavras de ordem, partir da prática, entre outras, enfatizando a necessidade de formar educadores críticos e conscientes do papel da educação na sociedade. Neste período valorizavam-se os estudos do cotidiano escolar para o alcance da didática vivida- o novo desafio de então. Partir da prática passou a ser o elemento central. O documento final destaca anecessidade de se rever o ensino da didática, vivendo essa postura, procurando refletir e analisar as diferentes teorias em confronto com ela. Uma etapa de rupturas de paradigmas, de buscas, mas do que um enfoque propriamente dito foi um amplo movimento de reação a um tipo de didática baseado na neutralidade uma didática fundamental. O grande desafio era ultrapassar o nível da crítica concreto para oensino da didática mais articulado com a realidade e as necessidades da educação. De um lado encontram-se grupos que discutem a importância de formar uma consciência crítica nos professores, a um momento elaborado e não espontâneo, acentuando a importância de estimular a crítica e uma ação transformadora de assimilação dos conteúdos. De outro lado, grupos mais radicais, passando a discutir aimportância de se romper com o eixo da transmissão assimilação dos conteúdos, ainda que críticos, buscando um processo de ensino que altere, na prática, suas relações básicas na direção da sistematização coletiva do conhecimento. A proposta deste grupo, o elemento central é a prática. Acompanhando as iniciativas dos professores identificamos quatro momentos fundamentais. No primeiro momento-dimensãopolítica do ato pedagógico (1985-1988), é marcada por intensa participação e mobilização que repercutiam na escola, o segundo momento- a organização do trabalho na escola (1989-1993), marcado pela intensificação da quebra do sistema organizacional na escola, professores já se posicionam como trabalhadores, participando de movimentos, agindo de maneira diferente, não mais podendo assumir o papel decontrolados. È um período de transição, consolidando novas formas de organização. O terceiro momento- a produção e a sistematização coletiva do conhecimento (1994-2000), a ênfase na problemática do aluno como sujeito vai se aprofundando, não podendo mais ser ignorado pela escola. O quarto momento- ênfase na aprendizagem (2001 até os dias atuais), esta expressão aprender a aprender que surge na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Didática
  • didatica
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!