Dialogismo nas redes sociais

Páginas: 4 (818 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2013
Dialogismo

O conceito de dialogismo foi elaborado pelo lingüísta russo Mikhail Bakhtin, que o explica como o mecanismo de interação textual muito comum na polifonia, processo no qual um textorevela a existência de outras obras em seu interior, as quais lhe causam inspiração ou algum influxo.
O dialogismo está presente tanto nas obras impressas como na própria leitura, esferas nas quais odiscurso não é observado em um contexto de incomunicabilidade, mas sim em constante ação recíproca com textos semelhantes e/ou imediatos. Este elemento aparece quando se instaura um processo derecepção e percepção de um enunciado, que preenche um espaço pertencente igualmente ao locutor e ao locutário.
Assim, os participantes de uma conversação elaboram um fluxo dialógico ao posicionarem o ato dalinguagem em uma interação frente a frente. Bakhtin acredita que o diálogo engloba qualquer transmissão oral, de toda espécie. Este conceito é praticamente a alma de sua teoria lingüística.
Um dosprincipais conceitos propostos pelos pensadores do Círculo Bakhtiniano e facilmente percebido no mundo das redes sociais é o de vozes.
Dialogismo nas redes sociais
Nas redes sociais encontramos alémde uma nova forma de interação e socialização, o dialogismo.
“Deixe um scrap no meu Orkut”, ”Me adiciona no facebook” ou “Siga meu twitter!”. Essas sentenças ainda são estranhas para muitas pessoas,mas não para 74% dos usuários de internet no Brasil. De acordo com o instituto Ibope Nielsen Online, concluída em fevereiro deste ano, 26,9 milhões de brasileiros possuem perfis em ao menos uma redesocial. Um fenômeno que chegou silenciosamente e já transformou a dinâmica dos relacionamentos interpessoais e, inclusive, dos negócios.
O uso de redes de conexões é antigo e remonta os primórdiosda história da humanidade, já que as redes de relacionamento de grupos específicos existem a milhares de anos. O interessante é que somente agora com inserção das ferramentas digitais é que esse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redes sociais e redes de empresa
  • Redes sociais
  • Redes sociais
  • redes sociais
  • a rede social
  • a rede sociais
  • Redes Sociais
  • A Rede Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!