Dev C++

Páginas: 8 (1890 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Primeiro programa em C com o Dev-C++

Bem-vindo ao seu primeiro programa em linguagem C no Dev-C++. Antes de prosseguir, talvez seja interessante acessar esta página pelo arquivo aloMamae.zip. Se a conexão estiver lenta, algumas das muitas figuras podem não ser carregadas. O arquivo zip contem uma versão menos atualizada, mas com todas as figuras.

Instalação do Dev-C++

O Dev-C++ é umambiente de programação (IDE - sigla em inglês que significa Ambiente Integrado de Desenvolvimento), ele torna a atividade de programar mais simples. Um ambiente de programação é um programa que se integra com diversos outros programas necessários para o desenvolvimento de programas. Ele é constituído de um editor de texto inteligente que reconhece elementos da linguagem de programação e, às vezes,contem auxílios para automatizar a escrita de códigos muito usados. Um compilador para compilar o arquivo com o código fonte e gerar um arquivo com o programa executável. No caso do Dev-C++, o compilador pode ser um pré-instalado ou o MinGW GCC. Um depurador de programas, em inglês, debugger, que serve para encontrar erros de lógica nos programas. No caso do Dev-C++ é usado o GDB. Todas estasferramentas/programas são livres e podem ser obtidas na Internet sem custos.

Existem muitos outros ambientes de programação disponíveis pela Internet, alguns são de código aberto e livres e outros são comerciais. Um ambiente muito interessante é o Eclipse que serve para muitas linguagens e outras aplicações. Alguns IDEs não são de código aberto, mas livres até certo ponto, procure na Microsoft e naBorland exemplos de compiladores/ambientes de programação livres. O Dev-C++ é um produto razoalvelmente popular, o que justificou a sua escolha. Mas, ele não tem sido atualizado já há algum tempo e alguns internautas sugerem o uso do wxDev-C++ no lugar dele. Além de mais atual, o wxDev-C++ procura oferecer uma programação visual. Isto facilita a programação de aplicações para sistemas de janelascomo o MS Windows. Como este tipo de programação é muito complexo para ser abordado num primeiro CURSO de programação vamos continuar com o Dev-C++.

Baixe o arquivo a partir do site da Bloodshed. Certifique-se de escolhe a versão completa com o compilador caso você já não tenha um compilador instalado.

Imagem da opção certa incluindo o GCC.
Figura 1 - Escolha a opção com o compilador, sevocê já não tiver um instalado.

Ao executar o Dev-C++ pela primeira vez, é conveniente ajustar sua aparência e a linguagem default que será usada nos programas. Para que a ele tenha a aparência abaixo:


Figura 2 - Topo da janela do Dev-C++ já com a aparência nova.

Da barra de menu, selecione Tools->Environment Options, deselecione a opção de usar C++ como default na primeira ficha e nasegunda ficha faça as selecões abaixo:


Figura 3 - Opções do menu Tools->Environment options, segunda aba. Se preferir, troque também a língua para português brasileiro.

Primeiro programa

Como já é usual desde que o livro "The C Programming Language", de Kerninghan e Ritchie foi publicado, vamos COMEÇAR com um programa que imprime a significativa mensagem Alo, Mamae! na tela de console,janela DOS.

Isto permite introduzir os seguintes conceitos inerentes a programas na linguagem C:

Um programa em C é apenas um arquivo de texto com instruções/comandos na linguagem C escritos nele. O editor de texto do IDE ajuda a escrever o código. Para que o programa seja executado, é necessário gerar um arquivo executável a partir do código fonte, o texto em C. Este é o trabalho do compilador.O IDE ajuda a chamar o compilador para os arquivos editados e passa para o compilador opções adequadas para gerar o código executável. Gerado o arquivo executável, o programa pode ser rodado. Isto pode ser feito de dentro do Dev-C++, ou fora. Nós vamos fazê-lo numa janela DOS, pois estaremos criando programas para o DOS neste início da programação.
Pré-processador: Antes do arquivo fonte do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dev c++
  • Dev c++
  • dev c++
  • dev c++
  • DEV C++
  • dev c
  • dev c++
  • Dev C++

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!