Determinação da demanda química de oxigênio em águas por espectrofotometria simultânea dos íons crômio(III) e dicromato

2571 palavras 11 páginas
Determinação da demanda química de oxigênio em águas por espectrofotometria simultânea dos íons crômio(III) e dicromato RESUMO: Propõe-se metodologia analítica para a determinação da demanda química de oxigênio em águas e efluentes pouco poluídos, pela espectrofotometria simultânea dos íons crômio(III) e dicromato, após a oxidação sulfocrômica das amostras, à quente e catalisada por íons Ag+. Demonstra-se que a inter-relação entre as concentrações de DQO, de crômio(III) formado e de dicromato residual permite simplificar a resolução numérica do sistema - de multicomponente, envolvendo as concentrações desses dois íons, e medidas de absorbância em pelo menos dois comprimentos de onda para monocomponente, envolvendo diretamente a concentração em DQO, e medida de absorbância num único comprimento de onda.
PALAVRAS-CHAVE: DQO; análise de águas; espectrofotometria simultânea. Introdução
Demanda química de oxigênio, DQO, caracteriza-se como um parâmetro particularmente importante por estimar o potencial poluidor (no caso, consumidor de oxigênio) de efluentes domésticos e industriais, assim como o impacto dos mesmos sobre os ecossistemas aquáticos.
Como é impossível medir diretamente esse oxigênio, ele é convencionalmente substituído por substâncias químicas oxidantes que, tendo sua quantidade medida antes e depois do contato com as amostras, permite avaliar o poder redutor ou consumidor de oxigênio delas. O dicromato tem sido o oxidante mais empregado na determinação da DQO em águas e efluentes, com cujos redutores reage, na presença de íons Ag+ como catalisador e em meio fortemente acidificado com ácido sulfúrico, conforme a Equação 1 na qual n = 4x + y - 2z.

Os métodos de determinação da DQO fundamentam-se na medida do dicromato residual com solução padronizada de íons Fe2+, para subtração da quantidade inicial conhecida do oxidante.
A Equação 1 mostra o crômio(III), como produto da reação do dicromato com redutores de oxigênio das amostras, forma-se

Relacionados

  • Skoog
    549601 palavras | 2199 páginas
  • Química analítica
    517533 palavras | 2071 páginas
  • RDC 302
    71562 palavras | 287 páginas