ARTE CONTEPORANEA E A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

4689 palavras 19 páginas
ARTE CONTEPORANEA E A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Maria Raquel Souza Krull Licenciada em Pedagogia Pós graduada em Arte raquel.krull@hotmail.com ES/2013
“A arte pode assumir diversos significados em suas várias dimensões, mas como conhecimento proporciona meios para a compreensão do pensamento e das expressões de uma cultura” (R.Wbert W. Ott)

O objetivo deste trabalho é estabelecer o conceito de meio ambiente com espaço de existência e interferência do ser humano e as bruscas modificações que por ele são feitas.
Mostra o fazer artístico associado aos recursos tecnológicos e recicláveis e a influência no seu modo de vida bem como as mudanças significativas na história do homem e seu meio desde a revolução industrial, da qual surge uma nova relação em sociedade que interferiu no mundo da arte.
Esse artigo vem mostrar que cada manifestação artística é reflexo do meio ambiente em que está inserida, onde costume e tradição de um povo se comunicam, fazendo nascer assim as diversas formas de arte.
Apresenta métodos modernos para implementar as aulas, prendendo a atenção dos alunos e despertando o interesse pela matéria, despertando uma visão critica.
Também veremos a responsabilidade da arte contemporânea e a preservação da vida e do meio em que vivemos, reciclando, recriando a partir de obras existentes, e fazendo com que desperte dentro de cada aluno um modo diferente de vê as artes e interpretar através dela a história do meio em que vive.

Palavras-chave: Arte; meio ambiente; sustentabilidade; consciência e contemporaneidade.

A arte moderna inicia com Descartes no século XVII, mas a pintura moderna apareceu de fato com os impressionistas no final do século XIX. Fernando Pessoa fala que a arte contemporânea não significa arte atual, em sua visão, o contemporâneo e o moderno não indicam em que época foi

Relacionados