DETERMINANTES PERSONALIDADE

Páginas: 21 (5009 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
-1ASSOCIAÇÃO INTERCONTINENTAL DE PSICANÁLISE CLÍNICA - AIPC




CURSO DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE CLINICA



MODULO 6




SOCIOLOGIA



DETERMINANTES DA PERSONALIDADE



por



CARLOS ALBERTO BORGES GRYSCHEK



MATRÍCULA PSIC 21009


.
RESUMO

O objetivo deste artigo é analisar os determinantes da personalidade – sociedade, cultura e educação – tentandoentender sua influência mútua, bem como, na formação da personalidade e na geração de seus distúrbios. Analisamos, também, os mecanismos de controle das pulsões inconscientes, em especial, as elaboradas pela cultura e religião, além de delinearmos o papel da Psicanálise na construção de um mundo melhor.

PALAVRAS-CHAVE: Sociedade; Personalidade; Educação


Salto, SP
2006

INTRODUÇÃO

Aespécie humana, como ou outros animais, apresenta um comportamento instintivo, transmitido geneticamente. Entretanto, ele se distingue dos outros animais porque apresenta um comportamento, que não existe nos animais, não depende de herança genética, nem se desenvolve automaticamente em conseqüência do seu contato com a natureza: tal comportamento deve ser apreendido.
Essa transferência de conhecimentoe de comportamento aprendido só se tornou possível porque o homem tem a capacidade da linguagem, através da qual dá significado às experiências vividas e as transmite a seus semelhantes.
Dispondo do pensamento – incluindo percepção, intuição e sentimento – e ser capaz de classificar em adequado ou inadequado, bom ou mau, útil ou desnecessário, o homem, vivendo comunitariamente, mantém com omundo ao seu redor uma relação de avaliação da realidade que o cerca, gerando o conhecimento do ambiente que o cerca. Comunicado e dividido com seus iguais e transmitido à descendência – verbalmente e não por via genética – se transformou no que se conhece como cultura.
Essa transformação da experiência, através do pensamento e da linguagem, fez com que o homem recriasse o mundo segundo suasnecessidades, transformando-o ou imaginando-o transformado. A partir da utilização dessa capacidade genuinamente humana, cada grupo humano, dividindo experiências comuns adaptadas ao seu “modus vivendi”, criou um cabedal próprio de experiências apreendidas.
Quando os homens se colocaram novos problemas – crise familiar, hostilidades, animosidades, pobreza e violência – surgir novas elaboraçõestidas como mais adequadas, mais úteis às dificuldades enfrentadas. Assim, se por um lado as culturas humanas tendem à ritualização – ritos sociais e religiosos – e à repetição, baseadas na tradição e no aprendizado, elas apresentam também a possibilidade de mudança e adaptação, refletindo-se no comportamento do indivíduo.
A capacidade simbólica e os padrões de todas as culturas humanas sãoigualmente abstratos, significativos e dão respostas úteis aos problemas de compreensão do mundo. O surgimento da Sociologia significou não o aparecimento da preocupação do homem com o seu mundo e sua vida em grupo, mas a separação dessa forma de pensar do vínculo com as tradições morais e religiosas.
Desencadeou-se então a preocupação com as regras que organizavam a vida social. Regras que pudessem serobservadas, medidas, comprovadas, capazes assim de dar ao homem explicações plausíveis num mundo onde passou a imperar o racionalismo, isto é, a crença no poder da razão humana de alcançar a verdade. Regras, enfim, que tornassem possível prever e controlar os fenômenos sociais.


OBJETIVOS

O objetivo deste trabalho é apresentar um dos campos mais apaixonantes do estudo do ser humano.Considero a Psicanálise como uma ciência destinada à reeducação do homem com vistas à sua adaptação social e o exercício de entender as pessoas para ajudá-las a buscar sua felicidade como uma atividade altamente gratificante. Assim, é natural que eu queira dividir com outros o entusiasmo que me envolve durante meu trabalho de pesquisa nesse campo e no decorrer da minha atividade assistencial.
Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • determinantes
  • Determinantes
  • Determinantes
  • Determinantes
  • determinantes
  • Determinantes
  • Determinantes
  • Determinantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!