Determinação de Densidade de amostras sólidas e líquidas

Páginas: 15 (3620 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
1 INTRODUÇÃO

A densidade é uma das propriedades físicas da matéria e seu conceito, por vezes, pode ser considerado bastante básico. É fácil, portanto, encontrar a definição de densidade em livros de Química Geral. Atkins (2006, p.32), por exemplo, classifica a densidade como propriedade intensiva matéria, uma vez que esta independe da massa da amostra. Kotz (2009, p.18), por sua vez, completae define densidade como a “[...] razão entre a massa de seu objeto e seu volume [...].” Assim, temos (1):

(1)

Porém, essa definição, de acordo com Andrade (2004, p.2), refere-se à densidade absoluta de uma substância. Ele afirma que “a densidade absoluta é [...] uma propriedade específica”, ou seja, toda substância pura possui sua própria densidade, o que, ainda segundo Andrade,“[...] a identifica e a diferencia de outras substâncias.”
Já a densidade relativa, diferentemente da densidade absoluta, é, ainda de acordo com Andrade, dada por (2):

(2)

Andrade (2004, p.2) explica que “a densidade relativa de um material é a relação entre sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão.”
Pode-se perceber, portanto, que adensidade é uma propriedade importante de uma substância. Além de identificar essa substância, também é possível usar a densidade para definir se uma substância é pura ou não, o que pode ser de grande auxílio em controle de qualidade, por exemplo.
A definição de densidade se confunde de certa maneira com a definição de massa específica. Cutnell & Johnson (2006, p. 328), por exemplo, definemmassa específica da mesma maneira que Atkins e Kotz, citados acima, definem a densidade. Cutnell & Johnson, porém, limitam essa definição de massa específica para líquidos e gases.
Sales (2012, p.2), expande a definição de Cutnell & Johnson para massa específica. Ele afirma que a massa específica de um objeto sólido é a razão entre a massa desse objeto e a diferença do volume total deste e o volumede sua parte oca.
Assim, a massa específica de um objeto que não possua uma parte oca, ou seja, de um corpo homogêneo e maciço, é a mesma que sua densidade. Por isso, é mais simples falar em massa específica de substâncias puras que sejam líquidos ou gases.
Tanto a massa específica quanto a densidade são dadas em kg/m3, no SI. Contudo, é de uso corrente na Química trabalhar com valores emg/cm3.
Existem diversas técnicas para a determinação empírica da densidade ou massa específica de uma substância. Dois dos instrumentos bastante usados em laboratórios para essa medição são o densímetro (figura 1) e o picnômetro (figura 2).
Afonso (2013, p.2) descreve o densímetro como “[...] o instrumento que indica a densidade de líquidos sem o auxílio de uma balança.” O autor também explica queo densímetro funciona com base no “fenômeno da flutuabilidade”. Ele explica que o aparelho é colocado em um líquido, cuja densidade se deseja medir, e, então, pode-se ler na escala da haste do densímetro o valor da densidade daquele líquido.
Figura 1 – Densímetro

Fonte:

O funcionamento do densímetro é bem diferente do funcionamento do picnômetro. Este, segundo Bianco (2006, p.1),“trata-se de um pequeno frasco de vidro construído cuidadosamente de forma que o volume do fluido que contenha seja invariável.”
Para se medir a densidade de um líquido com o auxílio de um picnômetro, é preciso, ainda de acordo com Bianco, conhecer a massa do picnômetro vazio, a massa do picnômetro cheio do líquido cuja densidade ou massa específica se deseja determinar e a massa do picnômetro cheiode água pura. Com esses dados, pode-se determinar a densidade relativa do líquido em questão.
Figura 2 – Picnômetro

Fonte: http://www.pro-analise.com.br/webroot/loja/picnometro/191-picnometro-em-vidro-calibrado-brand.html>









































2 MATERIAIS E MÉTODOS

Este experimento teve como objetivo a determinação da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Determinação de amostras solidas por meio da densidade
  • Dentificação de amostras sólidas e líquidas
  • Identificação de Amostras sólidas e líquidas
  • Identificação de amostras solidas e liquidas
  • Identificação de Amostras Sólidas e Líquidas
  • Identificação de amostras sólida e liquida
  • Identificação de amostras sólidas e liquidas
  • Determinação da densidade de uma amostra desconhecida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!