Desperdicio de materiais na construção civil

Páginas: 16 (3897 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
DESPERDÍCIO DE MATERIAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

RESUMO: O trabalho apresenta uma analise do impacto provocado no meio ambiente pelo desperdício de matérias da principal geradora de resíduos, o custo desse desperdício e a possível minimização da geração de material residual.
Será discutido a obrigatoriedade da implementação de um plano de gerenciamento das obras para diminuir os resíduos daconstrução civil e a possibilidade do gestor estimular a redução do desperdício no canteiro de obras.
Os dados apresentados nesse artigo foram extraídos de varias pesquisas e da analise da legislação sobre o tema.
Palavras-chave: Construção. Impacto. Desperdício.
ABSTRACT: This paper presents an analysis of the impact on the environment caused by waste materials from the main generator of waste,the cost of waste and possible minimizing the generation of waste material.
Mandating the implementation of a management plan of the works will be discussed to reduce construction waste and the ability of the manager to encourage the reduction of waste at the construction site.
The data presented in this article were taken from various surveys and analysis of legislation on the subject.Keywords: Construction. Impact. Waste.





INTRODUÇÃO
O homem, hoje, se mostra muito mais expressiva, pois é capaz de modificar, em pouco tempo, aquilo que a natureza levou milhares de anos para criar. Essa modificação não é somente uma questão de sobrevivência, mas de conforto e bem-estar no meio em que vive, utilizando sempre as engenharias.
Desde que o homem deixou as cavernas e começou apensar numa moradia mais segura e confortável para a sua família a importância da Engenharia Civil é tão grande que se torna praticamente impossível pensar o mundo sem a sua presença.
Além dos benefícios, a construção civil é responsável por um grande desperdício matérias, criando uma serie de problemas das, sejam ambientais sociais ou econômicos. De acordo com o professor Vahan Agopyan da EscolaPolitécnica da Universidade de São Paulo, a construção civil é responsável pelo consumo de 40% a 75% da matéria-prima produzida no planeta.
A construção civil é responsável por vários reflexos, ao local e região onde se instala uma obra, causados por suas atividades direta ou indiretamente. Desde a fabricação do cimento e o transporte de materiais até a formação de um lago por uma barragem oualteração de uma área por terraplanagem. Esses “reflexos” são de cunho ambiental, social e até mesmo econômico.
Logo, surgi uma grande preocupação em relação ao meio ambiente: o que fazer para evitar o desperdício de matérias? Uma engenharia sustentável, hoje, é essencial para a relação entra a construção e a natureza.
A DISPOSIÇÃO INADEQUADA DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
A pesquisainternacional realizada pela Civil Engineering Research Foundation (CERF), entidade ligada ao American Society of Civil Engineers (ASCE), dos Estados Unidos aponta que a questão ambiental é uma das maiores preocupações dos líderes mundiais do setor, já que a crescente população do mundo propõe o desafio de a construção civil adotar, cada vez mais, práticas sustentáveis com estudos sistemáticos e resultadosmensuráveis.
Umas das principais causas da degradação do meio ambiente é a disposição inadequada dos resíduos da construção civil, trazendo impactos econômicos, sociais e ambientais.
O Brasil produz, em média, meia tonelada de resíduos de construção civil ao ano. De acordo com a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos de Construção Civil e Demolição (Abrecon), o Brasil joga fora oitobilhões de reais ao ano porque não recicla seus produtos. Para termos ideia, os números indicam que 60% do lixo sólido das cidades vêm da construção civil e 70% desse total poderia ser reutilizado.
O volume de entulho de construção e demolição é duas vezes maior que o volume de lixo sólido urbano. Estes resíduos são por sua maioria depositada clandestinamente no meio ambiente. Na maioria das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DESPERDÍCIO DE MATERIAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Desperdício na construção civil
  • Desperdício Construção Civil
  • OS DESPERDICIOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Desperdício na construção civil e Desperdício de alimentos na Ceasa-Recife:
  • Perda r desperdício de materiais de construção
  • Construção de Pórtico
  • Construção civil e materiais tecnologia dos materiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!