A HERMENEUTICA NO MUNDO DAS CIENCIAS HUMANAS

Páginas: 16 (3805 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

A HERMENÛTICA NO MUNDO DAS CIÊNCIAS HUMANAS


Palavras-chaves: hermenêutica, investigação interpretativa, Linguagem


Resumo

O presente artigo pretende buscar na hermenêutica os fundamentos para o processo de investigação nas Ciências Humanas. Enquanto todas as outras ciências têm como objeto algo que se encontra fora do sujeito cognoscente, as ciências humanas têm como objeto opróprio ser que conhece. Daí se possível imaginar as dificuldades da economia, da sociologia, da psicologia, da geografia humana, da história para estudar com objetividade aquilo que diz respeito ao próprio homem tão diretamente.
1.Introdução:
A HERMENÊUTICA COMO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO NAS CIÊNCIAS HUMANAS

Como construir a partir da teoria hermenêutica uma metodologia e um discursointerpretativo da realidade e do contexto onde se dá a pesquisa em educação?
Estamos, o tempo todo, diante do texto (enquanto fala e discurso do outro) e do contexto (enquanto realidade circundante) ao mesmo tempo que nos fazemos e somos tocados pela dinâmica da realidade que nos esforçamos para compreender. Na verdade somos parte dela tanto quanto ela passa a fazer parte de nossa existência. Somos tocadospela realidade pesquisada do mesmo modo que pretendemos tocar nela para saber o que é,ou ainda, se isso for possível, buscamos “tocar” com as mãos uma realidade que está prenhe de significados que não se revelam imediatamente diante de nosso olhar, por mais atento que estejamos.
Estamos sempre diante de uma realidade problemática e complexa, do mesmo modo que precisamos “objetivar” para poder“captar” o real. Mas a realidade não se mostra, por vezes se oculta em imagens inatingíveis. De certo modo, conhecer é entregar-se à realidade de forma que ela nos atinja e nos envolva a ponto de nos tornarmos parte dela. Assim, procuramos compreender as coisas que nos são incompreensíveis a primeira vista. O limite de nossa busca não está nas interpretações teóricas que encaminham muito bem a“objetivação” do real, mas no caminho – na metodologia – mais adequada para captar os significados que estão postos, não por objetos, mas por sujeitos que significam e ressignificam o mundo e sua realidade a cada instante.
A partir de uma abordagem hermenêutica poderíamos dizer que o texto é a mensagem, a fala, o discurso dos sujeitos; o contexto do texto passa a ser o contextosocial-político-econômico-cultural-vital dos sujeitos que fazem a experiência do processo educativo, como uma formação crítica ou como alienação. O universo das significações se dá num contexto concreto, mas como captar o discurso (enquanto modo de dizer e interpretar o mundo) do ser-aí?
De certo modo o pesquisador é o interprete da realidade que se expõe diante dele. Ele está cheio de realidades, teorias e experiênciasque se defrontam com outras realidades, teorias e experiências que são constitutivas de uma determinada visão de mundo que implica o processo de investigação. Assim, se poderia dizer que o pesquisador possui uma pré-compreensão do real, mas só a relação que se estabelece entre os sujeitos possibilita outra compreensão. É esta pré-compreensão que nos possibilita a racionalização de um determinadotema de pesquisa.
O real nos atrai como uma espécie de empatia entre ambos, pois é isto que desperta o interesse e a possibilidade de realização do que se estabelece como estudo e seu posterior entendimento. O pesquisador é uma espécie de interprete da realidade ou do contexto que está diante dele; que se expressa na alteridade dos sujeitos e nas diferenças existentes entre os diversos contextos.A realidade educativa é um conjunto de relações que estão postas entre sujeitos que vivenciam o cotidiano. As trocas simbólicas se constroem numa constante intesubjetividade que está o tempo todo, jogando e circunscrevendo relações de poder. Neste jogo de experiências cotidianas é que se (des)constroem as vidas dos educandos e nele se decide o destino da sociedade futura. O poder se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • razoes da aparicao da demografia no mundo das ciencias humanas
  • hermeneutica
  • Ciencias humanas
  • Ciencias humanas
  • A CIENCIA HUMANA
  • ciencias humanas
  • ciencias humanas
  • As ciencias humanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!