Desincriptação

1666 palavras 7 páginas
Em criptografia, encriptação1 é o processo de transformar informação (referida como texto originalnota 1 usando um algoritmo (chamado cifra) de modo a impossibilitar a sua leitura a todos excepto aqueles que possuam uma informação particular, geralmente referida como chave. O resultado deste processo é informação encriptada (referida como texto cifrado em criptografia). Em alguns contextos, o termo encriptação também se refere implicitamente ao processo inverso, decriptação (português brasileiro) ou desencriptação (português europeu) (por exemplo “software de encriptação” tipicamente também realiza desencriptação), por forma a tornar informação encriptada novamente legível (isto é, torná-la desencriptada).
A encriptação é um meio para melhorar a segurança de uma mensagem ou ficheiro através da codificação dos conteúdos, de modo a que só possam ser lidos por quem tenha a chave de encriptação adequada para os descodificar. Por exemplo, se comprar algo na Internet, as informações da transacção (tais como endereço, número de telefone e número de cartão de crédito) são geralmente encriptadas para que se mantenham seguras. Utilize a encriptação quando pretender um nível de protecção elevado para as informações.
Encriptação e espionagem digital
Desde o surgimento da Web e de serviços de email grátis onipresentes nas últimas duas décadas, a necessidade de proteger informações pessoais online se tornou evidente mas frequentemente ignorada.

A exposição, no mês passado, do programa PRISM da Agência Nacional de Segurança das Estados Unidos, para coletar dados sobre indivíduos suspeitos de planejar ataques terroristas, espionar e praticar outros tipos de crimes ajudou a trazer os problemas de privacidade de volta aos holofotes.

De fato, as notícias sobre o PRISM até encorajaram alguns pioneiros de destaque da Internet a condenar a prática e pedir esforços renovados entre usuários da Internet e seus provedores de serviço para encriptar mais dados e assim protegê-los de

Relacionados

  • deep web
    704 palavras | 3 páginas
  • Deep Web
    1337 palavras | 6 páginas
  • Privacidade na Web
    40717 palavras | 163 páginas