O Lacanismo Radical de David Gale

2759 palavras 12 páginas
O Lacanismo Radical de David Gale

Christian Ingo Lenz Dunker

1. O Paradoxo da Lei

No filme A Vida de David Gale (Alan Parker, 2003) encontramos retratada a trajetória de um professor de filosofia que milita ativamente contra a pena de morte no estado do Texas. Somos levados a crer que tal professor é vítima de uma conspiração que o incrimina pelo estupro e assassinato de sua principal colaboradora. A conspiração se alimenta do fato de que antes deste crime ele fora acusado de estupro por uma bela, mas indolente, aluna. Além disso, todos os fatos parecem estar contra ele: impressões digitais no saco plástico com o qual a vítima fora sufocada, falta de álibi, seu sêmen encontrado na vítima, etc.
Quatro dias antes de sua execução ele e seu advogado, notoriamente incompetente, convocam uma jornalista para que esta escute e testemunhe a história de David Gale. Mas nas palavras dele: “Ela não está ali para descobrir quem é o culpado, mas para saber porque ele será executado.” Lentamente a narrativa contada do corredor da morte vai convencendo o espectador de que David Gale é inocente. Simultaneamente uma fita é entregue para a jornalista contendo as cenas finais da morte pela qual Gale foi condenado.
Uma mulher com um saco plástico na cabeça, tendo sua boca e pescoço vedados por uma fita plástica. Ela algemada e nua no chão de sua cozinha se contorce em seus últimos momento de vida enquanto uma câmara registra a cena. O detalhe mórbido e moral é que a chave de suas algemas são encontradas no seu próprio estômago indicando que “a liberdade encontra-se dentro dela mesma”. A chegada da fita, bem como a presença insidiosa de um homem misterioso que acompanha a investigação iniciada pela jornalista e seu ajudante induz a quase certeza de que Gale é inocente. Além disso, o próprio dispositivo de execução fora abordado por Gale em um de seus livros, mas jamais utilizado como peça da acusação, tornando óbvio que o verdadeiro assassino é alguém

Relacionados

  • Bibliografia De Lacan
    9667 palavras | 39 páginas
  • Plena
    11309 palavras | 46 páginas
  • Dicion Rio De Psican Lise
    592336 palavras | 2370 páginas