design

Páginas: 2 (306 palavras) Publicado: 10 de março de 2014
A história do sabonete

O sabonete surgiu há 600 anos antes de Cristo. Foi criado pelos fenícios, que ferviam gordura animal, água e cinzas de madeira até obterem uma pasta queservia para limpar o corpo. O sabão sólido, porém, só foi criado no século VII, quando os árabes inventaram o chamado processo de saponificação, a partir da fervura de umamistura de soda cáustica, gordura animal e óleos naturais. Os espanhóis, tendo aprendido a lição com os árabes, acrescentaram-lhe óleo de oliva, para dar ao sabão um cheiro mais suave.Nos séculos XV e XVI, enfim várias cidades européias tornaram-se centros produtores de sabão – entre elas, Marselha, na França, e Savona, na Itália. Foi da cidade de Savona queos franceses tiraram a palavra Savon, sabão, e o diminutivo Savonnette, sabonete.
Harley Procter, em 1878 iniciou a fabricação de um novo sabão que possuía característicasingular em relação aos outros, esse novo produto tinha textura delicada e cremosa, era branco e com fragrância, surgindo o sabonete. Nesse mesmo momento Thomas Edison estava obtendosucesso com seu invento, a lâmpada elétrica, Procter percebeu que o comércio de velas iria acabar por causa da nova invenção, decidiu então focalizar seus esforços na promoção donovo sabonete.
Na década de 50, com o desenvolvimento da indústria química e o ajuste das fórmulas, foi constatado um baixo índice de alergia ao uso de sabonetes, além de umadiminuição em seu custo. Com o passar do tempo, as indústrias químicas desenvolveram sabonetes menos agressivos à pele, como os sabonetes de glicerina. Atualmente, podemos prepararnossos próprios sabonetes, utilizando bases que são dissolvidas artesanalmente, adicionando a eles cores e aromas e ainda moldando-os em várias formas e tamanhos diferentes.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Design
  • design
  • Design
  • Design
  • Design
  • Design
  • Design
  • Design

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!