desenvolvimanto historico do brasil entre os anos 1960 a 1980,com enfase na politica social e aprimoramento do serviço social.

2156 palavras 9 páginas
SUMÁRIO

1 Vamos falar sobre a tragetória histórica brasileira
Pensar sobre política social da atual fase do capitalismo brasileiro, caracterizada como neodesenvolvimentista (desenvolvimentismo da época do capitalismo neoliberal) neoliberalismo é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defendem a não participação do estado na economia.
A política neodesenvolvimentista é responsável pela inserção do país no circuito das potências emergentes as famosas brincs. Encontra-se pressionada por poderosos interesses que no âmbito da totalidade hierarquizava constituída pela economia mundial dos tempos presentes reproduzem mais intensamente a disputa desigual entre capital e trabalho por ganhos particulares. No Brasil as definições e os rumos da política social não estão imune a influencias internacionalmente hegemônicas, que, embora se processem de forma diferenciada, não estão desconectadas. As mudanças na política social brasileira não ocorrem de forma isolada,unilateral e autônoma,elas fazem parte do processo mundial de reestruturação capitalista.A década de 60 representou, no inicio, a realização de projetos culturais e ideológicos alternativos lançados na década de 50.Os anos 50 foram marcados por uma crise no moralismo rígido da sociedade,expressão remanescente do sonho americano que não conseguia mais empolgar a juventude americana.Em abril o presidente da república de Juscelino Kubitschek (PSD),inaugura Brasília,em outubro,o Brasil sai dividido das eleições gerais.Elege como presidente Janio Quadros, apoiado pela UDN,e como vice presidente João Goulart,do PTB,apoiado pela esquerda trabalhista.
Em 1961 Janio toma posse em janeiro, reata com o FMI, combate a inflação, mas irrita conservadores ao condecorar Cheguevara, herói da revolução comunista em Cuba. Em 25 de agosto Janio renuncia e abre

Relacionados