Desenho

Páginas: 7 (1577 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
ADMINISTRAÇÃO
Idalberto Chiavenato
Capitulo 11
DESENHO DEPARTAMENTAL
O desenho departamental refere-se à estrutura organizacional dos departamentos ou divisões da empresa, ou seja, ao esquema de diferenciação e de integração existente no nível intermediário da empresa. A diferenciação pode se dar de duas formas: vertical ou horizontal. A diferenciação vertical ocorre pelo arranjohierárquico das unidades e posições na empresa, ao passo que a diferenciação horizontal ocorre pelo desdobramento de diversos departamentos ou divisões especializadas dentro do mesmo nível hierárquico da empresa. O desenho organizacional é tratado no nível institucional da empresa e tem uma abordagem macro, já o desenho departamental se refere ao nível intermediário e tem uma abordagem limitada àsrelações entre os objetivos e decisões estratégicas da empresa e a realização das tarefas por meio da aplicação dos recursos disponíveis.
DIFERENCIAÇÃO HORIZONTAL
A diferenciação horizontal ou especialização horizontal ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho em si. A especializaçãohorizontal decorrente do princípio funcional caracteriza-se pelo número de áreas de especialização e proporciona, assim, um crescimento horizontal do organograma. Raramente ocorre a especialização vertical sem que ocorra também a especialização horizontal, e vice-versa.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO
As pequenas empresas não requerem diferenciação ou especialização para distinguir o trabalho de uma pessoaou unidade dos demais. À medida que as empresas crescem e envolvem atividades mais variadas e diversificadas, porém, elas são forçadas as a dividir as principais tarefas empresariais e transformá-las em responsabilidades departamentais ou divisionais. Departamentodesigna uma área, divisão ou um segmento distinto de uma empresa sobre o qual um administrador tem autoridade para o desempenho de atividades específicas. Em algumas empresas, a terminologia departamental é levada a sério e indica relações hierárquicas bem definidas. O desenhodepartamental decorre da diferenciação de atividades dentro da empresa. Surge então o princípio da homogeneidade. As funções são homogêneas a partir do momento em que o seu conteúdo apresente semelhança entre si. O desenho departamental é mais conhecido como departamentalização ou divisionalização. Quando a empresa cresce, suas atividades não podem ser supervisionadas diretamente pelo proprietárioou pelo diretor. Os principais tipos de departamentalização são: Funcional, Por produtos e serviços, Por base territorial, Por clientela, Por processo, Por projeto e Matricial.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
É a organização feita na base das funções que requerem atividades similares e são agrupadas juntas e identificadas de acordo com alguma classificação funcional, entre as quais finanças,recursos humanos, mercadologia, produção. A departamentalização funcional apresenta inúmeras vantagens, tais como: Refletir uma diferenciação lógica pelas funções seguindo o princípio da especialização ocupacional dos especialistas garante o máximo de utilização das habilidades técnicas das pessoas porque se baseia no princípio da especialização ocupacional, entre outras.LIMITAÇÕES E DESVANTAGENS DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
As limitações da estrutura funcional são inúmeras como: Enfoque introvertido,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenho
  • Desenho
  • Desenho
  • Desenho
  • Desenho
  • DESENHO
  • Desenhos
  • desenho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!