Desenho

Páginas: 11 (2613 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO

Neste trabalho procuramos mostrar a importância do desenho na construção da aprendizagem infantil.
O desenho infantil pode ser considerado precursor da escrita, estando diretamente relacionado ao processo de construção da escrita.
O desenho foi a primeira forma usada pelo homem para se comunicar através da escrita e continua sendo a primeira forma de expressão da criança.
Osestudos sobre desenhos infantis interessam as diversas áreas que pretendem proceder a um estudo sobre infância e desenvolvimento infantil, que conseguem perceber nos desenhos pistas sobre a realidade na qual a criança está situada, podendo auxiliar nas intervenções pedagógicas a ser propostas.
Para a criança o ato de desenhar é forma de representação da leitura do mundo em que vive.
O através dodesenho é possível de perceber a evolução da criança.
Por isso, ele deve ser visto como uma forma de expressão e não como um passatempo nas escolas.


O QUE É UM DESENHO?

O desenho é uma forma de manifestação da arte, onde a criança transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação.
E essa arte contribui para que cada criança atue numa forma mais simples no mundo.

ENFOQUEHISTÓRICO DO DESENHO:

A história do desenho começa quase ao mesmo tempo em que a do homem.
Pode-se perceber através da pré – história, que havia registro dos acontecimentos, mesmo sem existir escrita; os traços serviam para contar as gerações seguintes, até mesmo a de hoje como vivam, através da simbologia que utilizam em seu dia-a-dia, por isso, nas cavernas ficaram gravados, por meio dedesenhos, os hábitos e experiências dos primitivos que usavam as pinturas rupestres como forma de se expressar e comunicar antes mesmo que se consolidasse uma linguagem verbal.
Hoje, graças às obras de arte registradas nas paredes, podemos conhecer um pouco nossos antepassados através desta linguagem simbólica.
Nos primórdios quando as letras alfabéticas não existiam, nossos antepassados comunicavampor meio de desenhos. O mesmo acontece com nossas crianças que ainda não conhecem o alfabeto, expressam seus sentimentos através de riscos, rabiscos e mais tarde o desenho propriamente dito.
E ao longo dos séculos o desenho passou a ser utilizado cada vez mais em diferentes formas, sendo até mesmo, considerado um percursor da linguagem escrita.
Um dos maiores avanços no desenho foi o uso dopapel, pois permitia que os desenhos fossem feitos sobre diversos assuntos e com inúmeras finalidades.

O ATO DE DESENHAR:

No ato de desenhar a criança age e interage com o meio, seu corpo inteiro se envolve na ação. E também é uma forma de criar e recriar individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade, que podem então, ser apropriadas pelas leiturassimbólicas de outras crianças e adultos. Desta maneira, a criança acredita que o desenho serve para imprimir tudo aquilo que se vê.
“Desenhar é uma forma de a criança lidar com a realidade que a cerca, representando situações que lhe interessam.”
Assim, o desenhar é uma maneira de brincar, de falar, de registrar e marcar o desenvolvimento da infância, assumindo um caráter próprio.
A maneira dedesenhar de todas as crianças é bastante similar, apesar das diferenças individuais de temperamento e sensibilidade, com isso, esta maneira de desenhar própria de cada idade varia, inclusive, muito pouco de cultura para cultura.
Segundo Pillar (2006) a criança não nasce sabendo desenhar, este conhecimento é construído a partir da sua relação direta com o objeto, assim são estruturas mentais éque definem as suas possibilidades quanto a representação e interpretação do objeto. Com isso, a criança é o sujeito de seu processo, ela aprende a desenhar a partir de sua interação com o desenho.



DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ATRAVÉS DO DESENHO:

A primeira relação da criançada com o desenho se dá, de fato, pelo movimento: o prazer de produzir um traço sobre o papel.
Desta forma, podemos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenho
  • Desenho
  • Desenho
  • Desenho
  • DESENHO
  • Desenhos
  • desenho
  • Desenho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!