desafios enfrentados pela enfermagem

Páginas: 8 (1938 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
INTRODUÇÃO
A Enfermagem vive nesses últimos tempos, conflitos e momentos desafiadores. Os conflitos históricos possuem suas raízes ainda no cuidar realizado primordialmente pela família e mais especificamente pela mãe,como forma direta da manutenção da vida individual e coletiva e perpassa pelos momentos históricos definidores dos paradigmas de nossa civilização.
O inicio da eracristã, por exemplo,instala uma nova concepção de cuidados na profissão que nega a interrelação corpo-espirito,dando supremacia ao espírito e conferindo ao corpo um status inferior.A enfermagem é, então,exercida por mulheres consagradas que adotavam a submissão às ordem como atitude de valor e objetivam mais a salvação da alma que a do corpo.
O exercício profissional da enfermagem sempre foivisto como o de uma profissão de “gente que cuida de gente”, em que o comportamento e o agir do enfermeiro ainda trazem resquícios de um modelo de submissão às ordens médicas, e da religião, acaba reforçando a idéia do cuidar enquanto caridade, onde as ações estão fundamentadas somente na compaixão, na benevolência e na misericórdia para com aqueles que sofrem

A partir do século passadosurgem na enfermagem diversas teorias que conferem uma personalização e um rosto intelectual à profissão.Contudo, apesar dessas teorias conferirem um arcabouço interno de sustentação à enfermagem,não a insere numa relação de mercado,nem mostra sua praticida de como sendo imprescindível à sociedade. Essas teorias conceituam o homem num nível de generalização muito grande ,tornando-o obstrato ea-histórico,ao mesmo tempo em que não consideram as contradições do processo de trabalho na enfermagem tornando-se,portanto,acritivas.
Outro item a ser destacado como conflito histórico,o eixo cientifico no qual a enfermagem se insere merece ser mencionada.A pratica de enfermagem é exercida,em sua maioria,no âmbito hospitalar e possui suas bases racionais na biologia,na medicina e na estática.Porisso,a profissão se apropia de conhecimentos científicos,objetivos e quantitativos a fim de produzir uma atividade especifica numa determinada instituição e contexto e o uso efetivo dessas áreas de conhecimento possibilitou a execução de procedimentos cada vez mais complexos em seu dia-a-dia.


















OBJETIVO GERAL

O objetivo deste estudo é descrever asdificuldades enfrentadas pelo Enfermeiro ao longo do tempo e promover uma discussão sobre os antigos e atuais desafios que a enfermagem enfrenta à luz do pensamento bioético do cuidar. Portanto, partindo de buscas de referenciais teóricos e filosóficos de diversos pensadores e autores de livros e artigos científicos, inclusive na área de Enfermagem, construiu-se esta reflexão, na perspectiva de formatarum marco conceitual capaz de iluminar as discussões a cerca do posicionamento ético humanístico que deve nortear as ações de cuidar da Enfermagem.

OBJETIVO ESPECIFICO
Caracterizar os acontecimentos que influenciaram o histórico de preconceito ao profissional de enfermagem;
Identificar os fatores que implicam na carência do trabalho do enfermeiro;
Apresenta os preconceitos sofridos peloprofissional de enfermagem;
Identificar as dificuldades que interferem na atuação das equipes .






Precarização do Trabalho de Enfermagem
O trabalho dos hospitais na rede pública de saúde, vem trazendo a algum tempo uma série de desafios para os profissionais de enfermagem, seguida de descontentamento da maioria.
Acredita-se que todo profissional de enfermagem desejaria trabalhar emuma instituição de saúde onde houvesse todo tipo de material e equipamentos disponíveis, e necessários ao desencadeamento de uma boa assistência, onde pudesse realizar seu trabalho de forma harmoniosa sem ter que se preocupa com a falta de algum tipo de material, mas como infelizmente, essa ainda é uma realidade distante, principalmente quando se trata de saúde pública, e a vida do paciente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise Dos Desafios Enfrentados Pelos Administradores
  • Desafios enfrentados pelas famílias na atualidade
  • Família –desafios enfrentados na família
  • • Quais os desafios e problemas enfrentados pela empresa?
  • : Introdução: aos desafios enfrentados pelos negócios americanos
  • O câncer na infância: os desafios enfrentados pela família de uma criança com leucemia.
  • Ensaio de artigo
  • desafio profissional de enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!