Desafio Profissional Luiara Sassi Winckler RA 2856126320

1295 palavras 6 páginas
Faculdade Anhanguera – Joinville Unidade 1
Centro de Educação à Distância
Tecnólogo em Gestão Hospitalar – 1ª série
Comportamento Organizacional
Epidemiologia

Luiara Sassi Winckler
RA 2856126320

Equipe de UTI, um serviço estressante. Ações para mitigar esse problema.

Tutor: Larissa Fernandes Menezes

Joinville
17/04/2015

Sumário:

Introdução 02

Desenvolvimento 03

Conclusão 06

Bibliografia 07

Introdução

Considerado o mal do século, o estresse está presente em todos os momentos na vida dos indivíduos, desencadeado de diversas formas, comprometendo a qualidade de vida e produtividade.
O termo estresse foi utilizado pela primeira vez na área da saúde em 1926 por Hans Selye, que após várias pesquisas médicas definiu-o como um desgaste geral do organismo. Uma vez que o organismo sofre um desequilíbrio interno, a recuperação se dá através da adaptação, no entanto a energia adaptativa é limitada. A ocorrência de situações constantes de estresse fornece ao indivíduo desgaste emocional e físico.
O estresse na produção normal colabora com o bom desempenho das funções orgânicas e psíquicas dos indivíduos, como na criatividade e crescimento.
Várias atividades são consideradas estressantes, por exercerem desgaste físico e mental dos indivíduos. A equipe de enfermagem, está neste grupo de atividades, devido ao constante contato com pacientes em estado crítico e diversas doenças.
Neste trabalho enfatizarei os serviços prestados pela equipe de enfermagem no atendimento de emergência nas Unidades de Terapia Intensiva de um hospital de médio porte, os problemas encontrados e como mitiga-los.

Desenvolvimento

O estudo a ser demostrado, trata de um levantamento epidemiológico no Hospital Municipal São José (HMSJ), de atendimento exclusivo para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Dentre muitos serviços prestados por este hospital, encontramos a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O objetivo deste serviço é

Relacionados