Demanda e Oferta de Mercado

Páginas: 8 (1908 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO

Iniciou-se com a publicação da obra de Adam Smith: A riqueza das Nações, em 1776.

Mercantilismo= a partir do Século XVI. A acumulação de riqueza de uma nação era baseada no acúmulo de metais preciosos. Fomentava o comércio exterior como forma de aumentar a riqueza. Consideravam que o governo de um país era mais forte quanto maior fosse o estoque demetais preciosos.

Fisiocracia= Surgiu como uma reação ao mercantilismo. OS Fisiocratas consideravam a Terra a única fonte de Riqueza. Consideravam desnecessária a regulamentação governamental, pois a lei da natureza era suprema.

Economia Clássica:
Adam Smith é considerado o precursor da moderna teoria econômica. Para o autor uma mão invisível levaria o mercado à perfeição. Não havia anecessidade de ação do Estado. A produtividade decorre da divisão do trabalho (isto é, os trabalhadores deveriam especializar-se em algumas tarefas.

Economia Neoclássica: a partir da década de 1870 até o século XX. Um destaque desta corrente é Alfred Marshall. Privilégio para estudos microeconômicos (comportamento do consumidor.

Teoria Keynesiana: iniciou-se no Século XX (1936) com a publicação doLivro: Teoria Geral do emprego, dos juros e da moeda. Surge num contexto de um mundo econômico de Recessão (após a grande Depressão). Para Keynes não existem forças que auto-ajustem o mercado, e sim a participação efetiva do Estado.

Período Recente: Transformações Econômicas a partir da década de 1970. A análise econômica engloba quase todos os aspectos da vida humana, com estudos voltados paramelhorias no padrão de vida e do bem-estar da sociedade. O controle e o planejamento macroeconômico permitem antecipar muitos problemas.

EXERCÍCIO
1) Um engenheiro fez um levantamento de produção de parafusos de uma determinada empresa e constatou a seguinte produção:

Alternativas
PARAFUSO A
PARAFUSO B
A
20
0
B
18
1
C
15
2
D
11
3
E
6
4
F
0
5

Com base nos dadosacima demonstre, graficamente, a curva de possibilidades de produção contidas no mapa levantado pelo engenheiro, colocando no eixo das abscissas (X) a produção de A e no eixo das ordenadas (Y), a produção de B.
Pede-se:
a) O que aconteceria se a empresa resolvesse produzir 6 unidades de A e 3 unidades de B?
b) É viável a empresa produzir 11 unidades de A e 4 unidades de B?.
c) Qual o custo deoportunidade de deixar de produzir o parafuso A para produzir B, na alternativa D para a E?


DEMANDA: Você demanda alguma coisa, quer dizer que você: deseja essa coisa, pode pagar por ela e planeja comprá-la. As necessidades são desejos ou vontades ilimitados que as pessoas têm por bens e serviços. Quantas vezes você já pensou que gostaria de algo “ se tivesse como pagar” ou “ se não fosse tãocaro”. A escassez faz com que muitas, talvez a maioria, de nossas necessidades nunca sejam satisfeitas. A DEMANDA reflete uma decisão sobre quais necessidades satisfazer.

A Demanda Visa identificar os vários fatores que afetam a decisão de compra do consumidor. Essa tarefa é fundamental para a expectativa empresarial, pois o empresário busca o maior lucro possível, o que depende tanto da receitaobtida na venda dos produtos quanto dos custos incorridos na produção (lucro= receita-custos). A receita depende, por sua vez, de quanto a empresa conseguirá vender e a que preço ( receita = preço x quantidade). ..E finalmente, a relação entre preço e quantidade vendida no mercado depende, fundamentalmente, da decisão de compra do consumidor.....ou seja, da DEMANDA.

Função Demanda= Qd =f(p)A Lei da Demanda é uma relação inversa entre preços e quantidades, ou seja, se os preços subirem no mercado, a quantidade demandada cairá, e se os preços caírem, a quantidade demandada aumentará. A demanda depende de muitos fatores, tais como:
As preferências dos consumidores
O preço do produto em questão
O preço dos outros produtos
A renda do consumidor
A distribuição da renda
O total...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Demanda, procura e oferta de mercado
  • As forças de mercado da oferta e da demanda
  • Oferta, demanda e equilíbrio de mercado
  • DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO
  • Oferta demanda e equilibrio de mercado
  • Demanda, oferta e equilíbrio de mercado
  • Demanda, Oferta e Equilibrio de Mercado
  • Forças de mercado: demanda e oferta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!