delinquencia juvenil

Páginas: 14 (3300 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014
Introdução
A palavra adolescência vem deadolescere, que significa crescer. É, pois, um período de crescimento, não apenas físico, mas  intelectual, da personalidade e do ser. Como tal, esse crescimento vem acompanhado de uma crise de valores
Em todo o universo, a violência é um desafio urgente; uma questão de ordem psicológica e social, de grande importância.



A originam actos dedelinquência juvenil, analisando o fenômeno a luz das interpretações sociológicas e psicológicas, bem como, a separação do bandido do bom cidadão, assim como o relacionamento com os familiares, isso levou-nos a perceber que as causas que originam os actos de delinquência juvenil neste bairro são motivadas pelo consumo de álcool, divórcio dos pais, falta de controlo dos adultos, e a falta deacompanhamento psicológico e o consumo de droga.
"On ne peut pás surmonter les difficulites sans entrevoir ses recines historiques" quer dizer, não se pode superar as dificuldades sem enxergar as suas raízes históricas.
O diagnóstico feito demonstra que as causas que originam os atos de delinquência juvenil neste bairro são motivadas pelo consumo de álcool, divórcio dos pais, falta de controle dos adultos,falta de acompanhamento psicológico e consumo de drogas.
A família e a escola estão no centro da problemática em torno da delinquência juvenil. Esta centralidade da família e da escola nasce da nossa convicção de que a delinquência é produto da incapacidade dessas duas estruturas de socialização.
2. Causas da delinquência
É indiscutível que o crescimento físico, e as modificações psicológicas,são considerados como porções de um todo que é o ser humano.
Assim, O aumento da delinquência juvenil, como as rebeliões, a falta de respeito aos adultos tem preocupado o governo, bem como a sociedade e até a Midia, deixando, em certo sentido, sem resposta para esse fenômeno que aflige a sociedade. Entre os comentários e discussões sobre o assunto, as principais causas apresentadas foram adesagregação familiar, o envolvimento com drogas e as más companhias.Assim podemos citar os dois primeiros pontos das causas de delinquências:
O primeiro modelo concebe que o desvio resulta de um colapso entre as estruturas de autoridade e de controlo social.
E o segundo, que o desvio surge como resposta a problemas com que os jovens se confrontam no processo de construção das suas identidadessociais.
Em todo o universo, a violência é um desafio urgente; uma questão de ordem psicológica e social, grande importância que se tem vindo a combater, por parte de muitos psicólogos e sociólogos.
A delinquência juvenil refere-se aos atos criminosos cometidos por adolescentes. A delinquência juvenil, normalmente inicia-se em idades entre os 10-11 anos, indo até aos 16-18 anos dependendo do país quese encontra.
Os dados apontam que 30% dos infratores possuem algum tipo de problema familiar. No grupo de não-infratores apenas 8,7% apresentam o mesmo distúrbio. "Há, principalmente, uma grande quantidade de problemas nessa organização familiar que, está na sobrecarga de atividades para o chefe do núcleo familiar e a atribuição precoce de responsabilidades para o adolescente.
Muitos dos paisdesses infratores tem um grande distanciamento da vida quotidiana de seus filhos, se mantivermos o conceito de que a educação que é a transmissão de conhecimentos e valores da geração adulta a geração nova, muitos desses pais, não teriam dificuldades em responder quem eram os amigos de seus filhos, quais eram os lugares de lazer que eles mas frequentavam, quais os sonhos e expectativas que elesalmejam ser no futuro. Esses pais, se envolvem pouco com a vida dos filhos e tem uma organização pouco rigorosa, não sabem a hora que eles chegavam em casa, nem sugeriam um limite aos mesmos.
Nas entrevistas feita aos familiares mais de 25% dos pais afirmaram ter parentes com problemas como o alcoolismo ou vício em drogas, esses números altos que demonstram a necessidade de intervir na realidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Delinquência juvenil
  • Delinquencia juvenil
  • delinquencia juvenil
  • Delinquência juvenil
  • A delinquência juvenil
  • Delinquência juvenil
  • Delinquencia juvenil
  • Delinquencia juvenil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!