delinquencia juvenil

Páginas: 4 (940 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014
bando delinquente surge como resultado da estrutura das classes sociais..
 A origem do bando é uma consequência natural para os jovens da classe baixa;  A subcultura assim formada representa aoposição aos valores da classe média.
 cultura dentro de uma cultura.
Subcultura – aceita certos aspectos da cultura dominante, mas expressa sentimentos e crenças exclusivas de seu próprio grupo;Contracultura – tem como elemento central o desafio à cultura dominante.

Vemos então a diferença onde a primeira aceita tais aspectos da cultura dominante sem deixar de relatar a todos sentimentos desua própria crença, quando a contracultura centraliza esse desafio à aquela cultura que domina.


O modelo subcultural não pretendeu explicar toda a criminalidade, nem mesmo a criminalidade adulta.Trata-se de um modelo aplicado a certas formas de criminalidade juvenil denominado então de ‘’GANGUES’’. O surgimento dessas gangues juvenis está relacionado ao preenchimento de certos sentimentos enecessidades.


‘’A teoria da subcultura origina-se também, das influências trazidas pela Escola de Chicago, sendo entendida por muitos, como, comportamentos derivados de determinados grupos queatuam constantemente contra a lei, a normativa ética e jurídica e, outras premissas preconizadas para defender a maioria, visando estabelecer a tranquilidade e da paz pública’’.

Ela esta interligadacom a teoria da associação diferencial, que foi desenvolvida por Edwin Sutherland, defendendo que o crime não é causado pelo ambiente ou pelas características dos criminosos, mas sim, decorre de umaprendizado mediante interações interpessoais, onde através do processo de comunicação, é transmitido todo o ensinamento do crime.


O principal objetivo da teoria da subcultura / contracultura éanalisar a origem e a formação de grupos de criminosos, relacionar as incidências das suas condutas e minimizar os efeitos desses atos fora da lei, que acabam atingindo a tranquilidade daqueles os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Delinquência juvenil
  • Delinquencia juvenil
  • delinquencia juvenil
  • Delinquência juvenil
  • A delinquência juvenil
  • Delinquência juvenil
  • Delinquencia juvenil
  • Delinquencia juvenil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!