DEFICIENCIA VISUAL 2

Páginas: 10 (2377 palavras) Publicado: 4 de agosto de 2015
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE- UNESC
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

CAMILA INACIO PREMOLI
CARINE TISCOSKI
CAROLINE AMÉRICO DE SOUZA
KAREN FERREIRA





DEFICIÊNCIA VISUAL









CRICIÚMA, MARÇO DE 2015.


CAMILA INACIO PREMOLI
CARINE TISCOSKI
CAROLINE AMÉRICO DE SOUZA
KAREN FERREIRA









DEFICIÊNCIA VISUAL






CRICIÚMA, MARÇO DE 2015.
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2.Deficiência Visual, o que é? 4
3. Legislação 5
4. Deficiência visual na escola 6
5. Alfabeto Braille 8
6. Curiosidades 10
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERENCIAS 4


















1. INTRODUÇÃO
A visão é o canal mais importante de relacionamento do indivíduo com o mundo exterior. Tal como a audição, ela capta registros próximos ou distantes e permite organizar, no nível cerebral, as informações trazidaspelos outros órgãos dos sentidos.
A cegueira, ou perda total da visão, pode ser adquirida, ou congênita (desde o nascimento). O indivíduo que nasce com o sentido da visão, perdendo-o mais tarde, guarda memórias visuais, consegue se lembrar das imagens, luzes e cores que conheceu, e isso é muito útil para sua readaptação. Quem nasce sem a capacidade da visão, por outro lado, jamais pode formar umamemória visual, pois não possuem lembranças visuais.
Portanto, o presente trabalho versará sobre a deficiência visual, apontando suas principais características e curiosidades.













2. Deficiência Visual, o que é?

Considera-se deficiência visual quando uma pessoa tem comprometimento parcial da visão, de 60% a 40%, ou não a visão totalmente comprometida. Não são considerados deficientesvisuais pessoas com doenças com Miopia, Astigmatismo ou Hipermetropia, estrabismo sendo que estas podem ser corrigidas por uma cirurgia.
Há vários tipos de classificação: deficiência visual leve, moderada, profunda, severa e perda total da visão.  De acordo com a idade de início, a deficiência pode ser congênita ou adquirida. Se estiver associada a outro tipo, como surdez, por exemplo, adeficiência pode ser múltipla ou não. Existem também as classificação para a deficiência visual, que são baseadas em: legais, clínicos, educacionais e esportivos. É importante que o Professor de Educação Física conheça as a classificação legal e clinica, porem para o mesmo é muito importante conhecer bem as classificações educacional e esportiva.
A classificação educacional fornece indicações a respeito daeficiência visual do individuo. Ela é subdividida em:
Pessoa com baixa visão: que é o individuo que tem dificuldades de desempenhar tarefas visuais, mesmo usando lentes corretivas. A pessoa com baixa visão pode contar com o auxilio de diferentes tipos de óculos, cadernos e livros ampliados, ter acesso a lupas e telescópio;
Cego: o individuo cego tem alguma percepção de luz, em algumas vezes podeauxilia-lo em seus movimentos. É insuficiente para a aquisição de conhecimento por meios visuais. Geralmente para ter uma melhoria no processo ensino-aprendizagem a pessoa cega faz uso do alfabeto em braile.
Segundo GORGATTI E COSTA (2008), a classificação esportiva é voltada para finalidades esportivas, sendo utilizada em competições e campeonatos. A proposta esportiva teve inicio pela UnitedStates Association for Blind Athletes. O emprego na letra “b” nas subcategorias é referente a palavra blind, que significa cego; sendo divididas em:
B1: tem incapacidade de reconhecer qualquer forma em qualquer distancia e direção. Mesmo tendo alguma percepção luminosa.
B2: tem o campo visual inferior a 5º.
B3: tem o campo visual entre 5º e 20º.
A deficiência visual pode ser diagnosticada muito cedo;exceto nos casos de doenças degenerativas como catarata e o glaucoma que se evoluem ao passar dos anos. Pessoas com deficiência visual possuem limitações, tais como mobilidade, escrita e leitura.

3. Legislação
Hoje os deficientes possuem algumas leis que contribuem para que os mesmos tenham uma melhoria na qualidade de vida, sendo as mais importantes para os deficientes visuais:
Lei...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Deficiencia Visual
  • deficiencia visual
  • Deficiência visual
  • Deficiencia Visual
  • Deficiencia visual
  • deficiencia visual
  • Deficiencia visual
  • Deficiencia Visual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!