ddsf

Páginas: 11 (2511 palavras) Publicado: 10 de fevereiro de 2014






CURSO DE NUTRIÇÃO










APROVEITAMENTO DAS SEMENTES DE ABÓBORA COMO FONTE ALIMENTAR E NUTRICIONAL E SUAS PROPRIEDADES FUNCIONAIS NO COMBATE A VERMINOSES









PEDRO SOUZA ARAÚJO
ELISÂNGELA ALVES ARAÚJO





Brasília, 2013
PEDRO SOUZA ARAÚJO.
ELISÂNGELA ALVES ARAÚJO



















APROVEITAMENTO DAS SEMENTES DE ABÓBORA COMOFONTE ALIMENTAR E NUTRICIONAL E SUAS PROPRIEDADES FUNCIONAIS NO COMBATE A VERMINOSES



Projeto de pesquisa apresentado como quesito parcial para obtenção do título de Bacharel em Nutrição na faculdade Anhanguera de Brasília.
Orientação:
Prof. Dr. Anselmo Resende.










Brasília, 2013
SUMÁRIO

1.Introdução........................................................................................ 1
1.1 - justificativa ............................................................................. 4
1.2 - viabilidade .............................................................................. 4
2. Objetivos
2.1 - Geral ....................................................................................... 5
2.2 - Específicos............................................................................ 5
3. Metodologia .................................................................................... 6

4. Cronograma .................................................................................... 7

5. Orçamento ...................................................................................... 8

Referênciasbibliográficas................................................................. 9


























1. INTRODUÇÃO

Por falta de recursos financeiros para investir na solução de seus problemas de saúde, tanto o Brasil como outros Países em desenvolvimento tem recebido incentivos da Organização Mundial de Saúde para utilizar seus recursos naturais disponíveis e com isso muitosPaíses têm resgatado a medicina popular através das plantas medicinais, pois veem nessa alternativa uma nova oportunidade de melhoria na qualidade de vida de sua população. (CARVALHO, 2005).
Um dos problemas com muita incidência e prevalência importante no Brasil é a verminose. Em alguns Estados esses índices são mais preocupantes que em outros. Faltam políticas públicas direcionadas aosaneamento básico, investimento em pesquisas e sobre tudo recursos para programas preventivos. (PORTE, 2011).
Por isso a utilização das plantas medicinais que é uma alternativa econômica e acessível no combate à verminose vem sendo estudada. Várias plantas medicinais e sementes de frutas tem recebido atenção por apresentar alguma ação vermífuga das quais podemos citar: O mastruz ou erva deSanta Maria, o hortelã, a romã, a laranjeira, o mamão e a abóbora. (CARVALHO, et al, 2005).
Dentre esses vegetais estudados ressalta-se a abóbora, Cucurbita moschata e a Cucurbita máxima, as mais cultivadas no Brasil, (MORAIS, 2008). Originaria da América central é uma planta herbácea rasteira, não perene, de plantio anual, porém vigorosa, de ramos carnosos que pode chegar até 10 metros decomprimento. De folhas peltadas contêm pelos ásperos, de 25-35 cm de diâmetro e 50 cm de comprimento. Suas flores são solitárias, grandes, unissexuais, de cor amarelo-alaranjado. (VERONEZI, 2012). No interior do fruto está o miolo repleto de múltiplas sementes de cor clara levemente amarelas anexadas às fibras que não são usadas como alimento.
No Brasil seu plantio se dá no inverno por seruma planta que necessita de água para seu desenvolvimento, florescimento e produtividade. A abóbora é muito cultivava em todo mundo e é utilizado com fonte alimentar de homens e de animais. (VERONEZI, 2012).
A polpa do fruto é a parte utilizada como alimento e entre outros produtos o doce de abobora é muito apreciado. Segundo Veronezi (2012),
“a fruticultura brasileira vem se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ddsf

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!