Das origens do Feminismo: Olympe de Gouges – Feminista. Revolucionária. Heroína.

Páginas: 2 (415 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Seria lindo viver num mundo que não precisa do feminismo – mas não é bem assim. Então, quando dão voz a personagens que marcaram a história nesta área, precisamos comemorar. Mas não só comemorar:compartilhar e aprender também. E passar isso pra frente.

Por isso o primeiro lançamento da Galera Record que escolhi para resenhar esse mês foi Olympe de Gouges, um quadrinho que conta a história deuma das primeiras feministas do mundo, nascida em 1748, na cidade de Montauban. Numa França pós-revolucionária, vemos Marie Gouze nascer do amor proibido de sua mãe com um artista e crescer cercada delivros e ideias Libertárias. Ao longo do tempo, acompanhamos sua vida conturbada – sendo abusada pelo primeiro marido, ficando viúva, perdendo uma filha recém nascida e mudando-se para Paris, viúva ejá sob o pseudônimo Olympe de Gouges, para viver uma vida dedicada à escrita e aos seus autores favoritos – sem nunca deixar seus ideais de lado.
Depois de tudo que viu e viveu, Olympe nãoacreditava no casamento: considerava-o “o túmulo do amor”, e desde que enviuvou negou-se a viver isso novamente.

Para destacar a situação das mulheres no século dezoito, os autores focam não apenas nosfatos históricos como também na vida pessoal de Olympe, deixando claros os motivos que levaram-na a sair em defesa de seu sexo. Foi Olympe quem redigiu, em 1791, a Declaração dos Direitos da Mulher e daCidadã, em que reivindica igualdade entre os sexos e direito ao voto.

Não sei se a obra em si é muito fiel à História, afinal não conhecia muito a respeito da vida de Olympe de Gouges antes daleitura, mas a impressão que fica é de que sim, é um livro histórico. A narrativa é sincera, convidativa e nos torna próximos da personagem a ponto de acompanhar sua evolução claramente. Ah! Os traços sãobem bonitos. Eu fiquei apaixonada e quero desenhar um quadrinho assim quando crescer, pode?O livro conta com suplementos super completos que contextualizam Olympe, apresentando uma cronologia da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Olympe de Gouges
  • olympe de gouges
  • Biografia de Olympe de Gouges.
  • Aspectos introdutórios sobre o feminismo / cultura feminista
  • Heroina
  • Heroína
  • Heroína
  • Heroina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!