darwin

Páginas: 3 (749 palavras) Publicado: 14 de maio de 2014
1. Darwin descreveu as topografias e as reações respondentes nas quais as emoções são expressas
Os estados emocionais podem ser considerados como produto da história evolutiva e pessoal, emconjunto com as contingências presentes e descritas pela pessoa que se comporta, se internas. Cabe ao analista do comportamento identificar as consequências que mantém os estados emocionais e quais funçõesexercem para a pessoa.
Keller e Schoenfeld apontam que modificações orgânicas acompanham as respostas emocionais. Modificações fisiológicas podem ocorrer concomitantes ao comportar-se.
O estudo temcomo objetivo discutir os estados emocionais e o caráter evolutivo biológico das emoções sob a ótica do Behaviorismo Psicológico de Arthur Staas, definido por ele como behaviorismo de terceira geração.2. A emoção como estado corporal
Existem fenômenos que ocorrem sob a pele do organismo, não como causa do comportamento, mas como parte das relações funcionais em si. Uma ciência do comportamentodeve lidar com esses eventos sem presumir que tenha uma natureza especial (Skinner, 1953/1970/1989/1991).
A emoção é um estado do corpo. Que uma pessoa sente relaciona-se a eventos dos três sistemasnervosos (interoceptivo, proprioceptivo e exteroceptivo), os quais são importantes para a economia interna do organismo quando este entra em contato com as contigências. (Skinner, 1953/1999).
Skinner(1953/1970) reconhece as emoções como predisposições para classificar o comportamento em relação as várias circunstâncias que o afetam. Isso requer conhecimento de como elas foram induzidas e comopodem ser alteradas para que se possa reconhecer o comportamento emocional e as condições manipuláveis das quais é função.
Como Skinner (1953/1970) salienta, algumas emoções como a alegria e a tristezaafetam o repertório total do organismo. Tais fenômenos, em suas diferentes variações e intensidades dos estamos emocionais, conduzem a alguns enunciados para a classificação topográfica de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Darwin
  • darwin
  • darwin
  • Darwin
  • darwin
  • darwin
  • Darwin
  • Darwin

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!