Danos ao meio ambiente Pilhas e Baterias

Páginas: 11 (2628 palavras) Publicado: 20 de janeiro de 2015

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS/ HABILITAÇÃO EM QUÍMICA


TÍITULO DO TRABALHO

Os danos ao meio ambiente causado pelo descarte inadequado de pilhas e baterias no bairro Vila Nova da cidade de São Miguel do Guamá-PA

1- Identificação
Instituição: Universidade doEstado do Pará
Estudantes: Barbara de Lima Melo e Izaura Ralyme Mota Lisboa
Orientador: Profo. Dro. Ewerton Afonso Silva da Silva
Projeto: Os danos ao meio ambiente causado pelo descarte inadequado de pilhas e baterias no bairro Vila Nova da cidade de São Miguel do Guamá-PA

Modalidade: Graduando



SÃO MIGUEL DO GUAMÁ - PA
2015
2- Introdução
Com o avanço da tecnologia, o uso deaparelhos eletrônicos dependentes de pilhas e baterias está cada vez maior. A indústria eletrônica tem investido fortemente em novas tecnologias que surpreendam o mundo, de maneira que estas se tornem necessárias para o homem e seu cotidiano, cada vez mais conectado. No entanto, para se obter uma melhor compreensão a respeito de pilhas e baterias, faz-se necessário voltarmos um pouco na história. Suahistória começa na antiguidade, com a descoberta da eletricidade pelo filosofo grego Tales de Mileto. Quando ele esfregou um pedaço de âmbar em um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palha e madeira eram atraídos para o âmbar. Do âmbar (eléktron, em grego) surgiu o nome eletricidade. A primeira pilha foi criada entre 1745-1827, por Alessandro Volta, porém o seu aproveitamento só começoua surgir no século XVIII. Segundo Wolf e Conceição (2003, apud MARQUES e CUNHA, 2013) as pilhas de uso geral são compostas de zinco, manganês, aço, carbono, cloretos e água. Sendo que o zinco, o manganês e o aço podem ser reciclados e o carbono apenas reutilizado.
Porém, os rejeites produzidos pelo consumo desse tipo de resíduo perigoso deve ser monitorado e cuidadosamente tratado, visto que oseu descarte inadequado pode contaminar o meio ambiente e causar sérios problemas à saúde, por vezes letais. Diante desse fato, várias legislações foram publicadas com o intuito de regular e de orientar sobre os procedimentos necessários para o manuseio, transporte, fabricação, reciclagem e deposição desses resíduos de maneira ambientalmente correta.
Em 1970 surgiram os primeiros indícios doperigo de se destinar pilhas e baterias portáteis em lixo comum. Alguns países no final da década de 1980 tomaram a iniciativa de começar a criar programas de gerenciamento desses resíduos e dar uma destinação correta, como exemplo os países que compõem a União Européia (Holanda, Suécia, dentre outros) que criaram sistemas obrigatórios para a coleta de resíduos eletrônicos que incluem pilhas ebaterias. Por isso, devemos saber quais os riscos que esses materiais podem trazer para a humanidade (AFONSO, 2003). De acordo com Espinosa e Tenório (2004, apud SILVA, 2011), o primeiro país da América Latina a ter uma legislação para regular o rejeite de pilhas e baterias foi o Brasil, com a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) 257/1999, que foi revogada pela Resolução CONAMA451/2008.
De acordo com o SINDIPETRO (apud BRUM e SILVEIRA, 2011), o volume de lixo domiciliar, gerado no Brasil, está na casa de 115 mil toneladas/dia. Entre os quais, estão contidos o lixo orgânico, o lixo que pode ser reciclado e o lixo eletrônico. O principal problema proveniente do lixo são os produtos tóxicos nele presentes, que além serem um caso de saúde pública agridem o meio-ambiente. Umexemplo típico de produto tóxico são as pilhas e baterias, que uma vez jogadas livremente no lixo comum, passam a se desintegrar e liberar no meio ambiente elementos tóxicos, como é o caso dos metais pesados, tais como: mercúrio, chumbo, cádmio, manganês entre outros potencialmente perigosos também, que servem para estudos de toxicologia forense.
Neste contexto, o meio ambiente é o principal alvo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pilhas e Baterias
  • Pilhas e baterias, impacto ao meio ambiente
  • O descarte correto de pilhas e baterias no meio ambiente
  • Coleta e armazenagem de pilhas e baterias, com proteção ao meio ambiente.
  • Pilhas e baterias: descarte x meio ambiente
  • DESCARTE INCORRETO DE PILHAS E BATERIAS USADAS, UM RISCO A SAÚDE HUMANA E AO MEIO AMBIENTE
  • Pilhas e o meio ambiente
  • Responsabilidade dano meio ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!