DESCARTE INCORRETO DE PILHAS E BATERIAS USADAS, UM RISCO A SAÚDE HUMANA E AO MEIO AMBIENTE

Páginas: 11 (2687 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2014
DESCARTE INCORRETO DE PILHAS E BATERIAS USADAS, UM RISCO A SAÚDE HUMANA E AO MEIO AMBIENTE.



RESUMO
A crescente demanda de resíduos gerados a partir descarte incorreto de pilhas e baterias, tem se tornando uma problemática para o meio ambiente e a saúde pública, devido os sistemas químicos estes resíduos contem metais pesados, entre eles, o cádmio, o chumbo e o mercúrio que por sua vezsão bioacumulativos e suas propriedades físico-químicas acarretam sérios danos ao meio ambiente e a saúde. Diante de tantos problemas ocasionados por estes rejeitos, leis estabeleceram os teores aceitáveis de metais pesados em cada tipo de pilha e bateria, onde não prejudique o meio ambiente e nem tenha impacto sobre à saúde. Contudo, a Politica Nacional de Resíduos Sólidos, tem a missão deestabelecer uma aliança entre fabricantes, estabelecimentos de distribuição, loja técnicas autorizadas e usuários, quanto à coleta, reciclagem e destinação adequada destes rejeitos, a fim de minimizar os impactos causados por este. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, associado a Educação Ambiental tem o papel essencial, quanto a conscientização e disseminação da importância da reciclagem deste tipode resíduo, a sociedade civil também tem seu papel fundamental na sociedade, pois por meio de cobrança dos seus representantes nos poderes legislativo, executivo e judiciário, pode solocitar que haja o comprimento da fiscalização, como também a identificação e colaboração de todos seja realizado de maneira correta, afim de garantir a preservação do meio ambiente e também a proteção e bem estar dasaúde pública.

Palavra-chave: Pilhas e Baterias, Metais Pesados, Reciclagem.

INTRODUÇÃO
A evolução tecnológica traz consigo muitas inovações principalmente no requisito de aparelhos que utilizam pilhas e baterias, e como isso faz com que estimule o senso consumista na sociedade. Conforme a oferta de variedades de produtos de informática vem aumentando, os consumidores vão acompanhando esteaumento e estimulando cada vez mais aperfeiçoamentos de tais tecnologias. Dessa maneira o ciclo de vida dos produtos tem diminuído drasticamente, e consequentemente o lixo eletrônico tem sido descartado de maneira incorreta, se tornando um grande risco para a saúde e para o meio ambiente.
No final da década de 70 começaram as primeiras preocupações em torno do descarte incorreto de pilhas ebaterias, devido algumas ter em sua composição grande escala de metais perigosos, sendo que havia pilhas com 30% do peso total de mercúrio (Hg), um elemento bioacumulativo1 e perigoso à saúde humana, conforme afirmam REILDLER; GUNTHER (2002).
O primeiro país da América Latina que teve uma preocupação ambiental, e por este motivo iniciou com uma legislação que visa estabelecer concentrações de metaispesados em pilhas e baterias, como também a regulamentação do descarte e do tratamento foi o Brasil, com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), através da resolução nº 257/99, que foi revogada pela resolução nº 401/08 e alterada pela resolução nº 424/10. A partir do vigor desta resolução, a preocupação com o descarte correto deste tipo de rejeito começou a ser visado com mais compromisso,tendo em vista as consequência que o descarte incorreto proporciona ao meio ambiente e a saúde humana, afirma Espinosa e Tenório, 2004.
A Lei 12.305/10, foi estabelecida com intuito de criação e execução do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê a redução de geração de resíduos, tem como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar oaumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos e a destinação ambientalmente adequada dos. Institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo e pós-consumo. (MINISTÉRIO DO MEIO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O descarte correto de pilhas e baterias no meio ambiente
  • Pilhas e baterias: descarte x meio ambiente
  • Utilização e descarte de pilhas e baterias usadas
  • Danos ao meio ambiente Pilhas e Baterias
  • Pilhas e Baterias
  • Pilhas e baterias, impacto ao meio ambiente
  • Descarte de medicamentos, saúde e meio ambiente.
  • Coleta e armazenagem de pilhas e baterias, com proteção ao meio ambiente.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!