Dança Afro

Páginas: 4 (922 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
A dança é uma das maiores representações de uma cultura popular, ela “pode ser maior que reunião de técnicas, quando se propõe a ser instrumento de transformação social e difusão históricacultural.”.
   A dança afro surgiu no Brasil no período colonial, foi trazida por africanos retirados do seu país de origem para realizarem trabalho escravocrata em solo brasileiro. Esse estilo de dança foiregistrado primeiramente na composição de religiões africanas e começou a se fortalecer em meados do século XIX com a ajuda das tribos: sudaneses; bantos (dois povos situados em território africano) e osindígenas, que foram responsáveis pela criação do candomblé e de outros segmentos regionais que deram origem à dança dos caboclos e outros aspectos da cultura africana. A diversidade de ritmosculturais existentes hoje, foi oriunda de uma miscigenação que desenvolveu a identidade cultural do Brasil. Ao longo dos anos a dança de origem africana começou a ser modelada e encaminhada a diferentesestados.
   A sua trajetória teve início com o fim da escravidão, e em meados dos anos 20 e 30 do século passado, os negros começam a migrar para o Rio de Janeiro deixando marcas do samba e umbanda (umavariação da religião afro brasileira, com influencias do Kardec ismo que desenvolveu um novo modelo de entidade cristã denominada Exu), no estado que contribuiu com a fixação e a valorização deraízes da mestiçagem projetada no país.
Já nos anos 50 e 60 deste mesmo século, a crescente industrialização fez com que o povo que no início migrava para o Rio de Janeiro, desloca-se para São Paulo,consequentemente acabam divulgando e difundindo a cultura afro brasileira. Nos anos 70 com o movimento da contracultura, olhos são voltados para o nordeste, e a Bahia é redescoberta em diferentes setoresculturais, o estado é finalmente visto como um ponto turístico de máxima importância para história brasileira, por ser formado basicamente pela cultura afra.
   Depois que a umbanda alcançou um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dança afro
  • dança afro
  • danças afro
  • dança afro brasileira e indigena
  • Músicas e danças afro
  • Dança afro na atividade física
  • A IMPORTÂNCIA DA CULTURA AFRO BRASILEIRA NAS ESCOLAS, ATRAVÉS DA DANÇA.
  • Etnia, Literatura, Música, Dança Culinária, Vestuário, Religião e Cultura dos afros-descendentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!