Daiany Almeida Zell1 fichamento

Páginas: 21 (5223 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2015
 Trabalho de Ciência Política
TITULO:O PRINCIPE
AUTOR: MAQUIAVEL NICOLAL
CREDENCIAIS DO AUTOR : •Nasceu na cidade italiana de Florença em 3 de maio de 1469.
• Em 1513, escreveu sua obra mais importante e famosa “O Príncipe”
•Morreu, na mesma cidade, em 21 de junho de 1527.
Professor: José Everton da Silva
Nome Completo do (a) Acadêmico(a): Daiany Almeida Zelli.
CAPITULO I-DE QUANTAS ESPÉCIES SÃO OS PRINCIPADOS, E QUANTAS SÃO AS MANEIRAS EM QUE SE ADQUIREM
1.0 Classificam-se o Estado em dois tipos: repúblicas e principados.
1.1 Os principados podem ser hereditários ou feudais recentemente, que por um tempo podem ser novos todos novos ou anexações.
1.2 Os domínios que são adquiridos a sujeição, ou seja, livre, e são adquiridos detropas alheias ou próprias, pela sorte ou valor.
CAPITULO II – DOS PRINCIPADOS HEREDITÁRIOS
2.0 Destaca-se a menor dificuldade em manter Estados herdados, visto que os súditos estão acostumados à família reinante.
Maior dificuldade se encontra em manter monarquias novas. Deve-se evitar, neste caso, transgredir os costumes tradicionais e saber adaptar-se a circunstâncias imprevistas.
2.1 Se umpríncipe conquista determinado Estado e tenta mudar seus costumes, corre o risco de o povo revoltar-se contra ele, o que pode gerar conspirações apoiadas pela grande massa – o povo. Deste modo, o príncipe respeitando a cultura local, se manterá no poder; a menos que, como diz Maquiavel, uma força excepcional o derrube, porém, se tal fato ocorrer, poderá reconquistá-lo na primeira oportunidadeoferecida pelo usurpador.

2.3 "[...] qualquer alteração na ordem das coisas prepara sempre o caminho para outras mudanças, mas num longo reinado os motivos e as lembranças das inovações vão sendo esquecidos."

CAPITULO III - DOS PRINCIPADOS MISTOS
3.0 Cita o autor o Rei Luiz quando da tomada de 1/3 do território da Itália tendo-se entregue a ele vários territórios governados por seus líderes, estatornando-se amigo do rei Luiz mais o rei erro, pois quando deveria ter fortalecido a guarda deste seus aliados, foi guarnecer a conquista de igreja católica na pessoa papa Alexandre a conquistar România.
3.1 Continuou errando a manter-se sustentando a ambição de Alexandre,e ainda continuou a fortalecer o poder da igreja e abandonando amigos e aliados.
3.2 O desejo de conquista é coisa realmentenatural e comum, e os homens que podem satisfazê-lo serão louvados sempre e nunca recriminados.(p.21)
3.3 Cometerá cinco erros: Derrubar os governos menores,pouco poder e menor influencia,aumentou o poder de um poderoso na Itália (Alexandre)o papa,trouxera um estrangeiro poderosíssimo (rei da Espanha ),não vieram habitar na Itália (Luiz)e não continuou formando colônias,seu sexto erro:é o pior detodos erros, replico que não se deve consertar em um mal para se evitar uma guerra, pois que não se evite a esta apenas se adia, para desvantagem própria.
3.3 Tira-se daí a regra geral, que jamais ou muito raramente falha:quando um é causa do poder de outro,arruína-se,pois aquele poder origina-se da astucia ou da força,e qualquer destas se torna suspeita ao novo poderoso.(p.22)
CAPITULO IV- RAZÃOPOR QUE O REINO DE DARIO,OCUPADO POR ALEXANDRE, NÃO SE REVOLTOU CONTRA SEUS SUCESSORES DESTE
4.0 Abro o autor este capitulo dizendo haver duas forma de governo,uma onde o rei ordena ministros de forma obrigatórias, porem não possuindo poder possui seguidores que lhe serve por afetividade e reconhecimento,e outra forma de governo onde por caráter ,domínio são escolhidos naturalmente no governo.
4.1O autor ao analisar quando analisa governo da época, (grão-turco) e o reino da frança,aponta as dificuldade de conquista.
4.2 O sistema francês esta baseado num reinado dominado por poderosos barões assentados em suas tradições divididos em distritos estimados pelo seus súditos, o que lhe confere regalia e poder, o que torna um risco para o conquistador.
4.3 Já o sistema turco consinta o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DAIANY
  • ALMEIDA
  • ALMEIDA
  • Almeida
  • Almeida
  • almeida
  • Vanildo almeida
  • Almeida garret

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!