custos e processos

Páginas: 33 (8154 palavras) Publicado: 22 de maio de 2014
GUARULHOS/SP - 2014
Sumário




katia maria da silva RA 770753631

















Introdução
A contabilidade é um instrumento de gestão porque ela fornece informações para tomada de decisões. Funciona como uma bússola para orientar a empresa sobre alguma transação financeira, lucro, etc. A contabilidade já não é entendida apenas como um elemento de simplesinterpretação de dados, mas também uma técnica eficiente de gestão. A gestão moderna não se limita a conhecer o passado e o presente. Devido a diversos fatores, entre os quais a concorrência torna-se necessário, cada vez mais, conhecer e prever o futuro a fim de estabelecer objetivos, e planejar a atividade mediante uma seleção das diversas alternativas possíveis. Para isso são necessários elementos dediversos tipos que fundamentem essas escolhas.
Os dados fornecidos constituem um importante auxiliar sendo que depois de estabelecidos os objetivos e definido o planejamento, existe a necessidade de estabelecer formas de controle de gestão e mais uma vez a contabilidade surge como um importante auxiliar fornecendo os elementos indispensáveis a esse controle.
Devido à vastidão de problemas,devemos entender o sistema de acumulação de custos, controle de estoque, direito fiscal, direito comercial e gestão e analise da empresa.













Etapa 1
Qual o objetivo da Gestão de Custos?
O objetivo da Gestão de Custos é permitir medidas corretivas imediatas para a eliminação dos desperdícios, apontando onde é necessário realizar melhoria do processo e redução de custos.
Osobjetivos principais da gestão de custos são:
• Avaliação dos Estoques: através dos custos dos produtos obtidos, a contabilidade de custos avalia os estoques da empresa permitindo a determinação dos seus resultados;
• Apoio ao Controle: tem como objetivo explicitar a realidade operacional, controlar custo, qualidade e performance necessários à comparação do padrão estabelecido com o real ocorrido,procurando as causas das variações para a correção das falhas, objetivando o desempenho desejado;
• Apoio às Decisões: permitir através de informações, a criação de um mecanismo para melhorias contínuas e de dispositivos estratégicos para alcançar vantagens competitivas.
Em qualquer circunstância, é sempre possível conter custos, seja pela racionalidade das tarefas, pelo combate implacável aosdesperdícios e pela eliminação dos supérfluos. Definindo e classificando os Gastos, Custos e Despesas, tendo uma empresa industrial como exemplo.
A contabilidade considera que os custos e as despesas são categorias inseridas no conceito de gastos. Sendo o seu conceito, todo o dispêndio financeiro para a obtenção de produtos ou serviços.
Os Gastos são todos os sacrifícios para aquisição de um bemou serviço, com pagamento no ato (desembolso) ou no futuro (dívida). Um exemplo seria o pagamento da conta de energia elétrica gasta em uma empresa.
Os Custos são medidas monetárias dos sacrifícios financeiros com os quais uma organização, uma pessoa ou um governo, têm de arcar a fim de atingir seus objetivos, sendo considerados esses ditos objetivos, a utilização de um produto ou serviçoqualquer, utilizados na obtenção de outros bens ou serviços. A Contabilidade gerencial incorpora esses e outros conceitos econômicos para fins de elaborar Relatórios de Custos de uso da Gestão Empresarial. Um exemplo de custo é a compra de máquinas e matérias primas para a produção de um bem.
As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos.São gastos reconhecidos no ato da venda. É um dispêndio no processo de aquisição de receita.
Quais os Componentes e as Contas básicas no processo de Custeio?
São: Mão-de-obra direta: Atribuído diretamente ao produto, é composta por todo o trabalho aplicado diretamente na execução do produto, ou de suas partes e componentes.
Compreende tanto o trabalho especializado ou na matérias- prima ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de processos e custos em bibliotecas
  • Question2 Gestao de Custos nos Processos
  • Redução de custo processo produtivo
  • CUSTO DE PROCESSOS LOGISTICOS EXEMPLAR
  • O custo e o tempo do processo
  • Diferença entre custo por ordem de produção e custo por processo.
  • A importância da contabilidade de custos no processo decisório
  • Importancia da contabilidade de custos no processo decizorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!