custo padrão

Páginas: 5 (1066 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1 SURGIMENTO DO CUSTO PADRÂO

O custo padrão surgiu da necessidade de antecipação da informação de custos dos produtos, afim de que se tomasse uma decisão. O Valor que a empresa fixa como meta para o próximo período, difícil de ser alcançado, mas não impossível, é estimado com base em custos histórico havia necessidade muito grande de se encontrar uma forma de diminuir o desperdício durante oprocesso de produção.


1.1 CONCEITO DE CUSTO PADRÂO

O custo padrão é um sistema de custeio que pode ajudar muito nesse processo, pois determina metas eficientes atingíveis, estabelecidas antecipadamente para os custos das atividades que devem ser consumidas por produto. É o custo cientificamente predeterminado para a produção de uma única unidade ou um número de unidades do produto,durante um período específico no futuro imediato. Custo padrão é o custo planejado de um produto, segundo condições de operação correntes e/ou previstas.


1.2 TIPOS

Padrão Básico: É uma medida padrão pela qual se comparam tanto os desempenhos previstos como os reais. Pode comparar-se a um número índice, pelo qual se medem todos os resultados posteriores. Tal padrão não se modifica, a menosque se modifiquem os métodos de produção, ou outros componentes básicos importantes.
Padrão Corrente: É um padrão para um determinado período para certas condições e para certas circunstâncias. Tomam o lugar de um custo real e se endereça para os livros de contas e, mesmo, talvez, para os demonstrativos financeiros. Quaisquer variações entre custos reais e padrão são encaradas como lucros ouperdas, devido a eficiências ou ineficiências relativas.

2 OBJETIVO

O custo padrão tem como objetivo auxiliar o administrador com base em comparações sobre os custos ocorridos durante o processo de produção (custo real) e o que deveria ter ocorrido. Dessa forma, facilita o descobrimento de erros no processo de produção tornando possível o acerto ou a melhoria. O método do custo padrão consisteem:

Determinar o custo realmente ocorrido.
Analisar se está sendo feito o melhor uso da matéria prima; se a mão de obra utilizada é adequada; se o tempo é razoável e o produto apresenta qualidade; se o fluxo de produção é satisfatório e não ocorrem interrupções; se a fábrica e os equipamentos estão sendo utilizados de maneira eficiente; se a eficiência ou ineficiência da produção está sendoocultada pelas variações dos preços de compra e venda.
Levantar a variação ocorrida entre o padrão e o real.
Analisar a variação para determinar as causas que levaram aos desvios tornando possível o acerto.

A análise das variações do custo padrão é que irá indicar quais os processos, atividades ou produtos que apresentam as maiores eficiências ou ineficiências e que, portanto requerem umaatenção especial da gerência para gestão e controle dos custos.


3 FIXAÇÃO DO PADRÃO

O custo padrão deve ser fixado em padrões físicos (produção) e padrões monetários (valores), quer de materiais, mão de obra, Kwh, horas máquinas, etc. Cabe a contabilidade de custos transformar esses padrões físicos em padrões monetários.
A fixação pode ser feita com menor rigidez (custo padrão corrente),que é um padrão que considera características normais num processo de produção (ineficiências, paradas, etc.) devendo ser entendido como uma meta a ser atingida em determinado período com ele é possível aproximar-se bastante do custo padrão real. Ou com maior rigidez (custo padrão ideal), que é um padrão obtido com base em estudos científicos, não considera ineficiências, portanto é muito difícilde ser atingido.


4 CONSTRUÇÃO DO CUSTO PADRÃO
Vamos comentar as situações mais comuns de construção de um padrão. Os materiais necessários, com suas respectivas quantidades, para produzir determinado produto, são evidenciados pela estrutura do produto. Normalmente esses dados são originados pela engenharia de desenvolvimento de produtos, quando da feitura do projeto original, mais suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Custo padrão
  • Custos padrão
  • Custo padrao
  • custo padrao
  • Custo Padrao
  • Custo padrão
  • Custo-Padrão
  • Custo padrao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!