Curva de Oferta e da demanda

Páginas: 3 (736 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2014
Existem alguns termos tantas vezes utilizados num mesmo contexto ou até mesmo erroneamente citados como sinônimos que achamos que possuem o mesmo significado. Um exemplo muito comum é tributo eimposto. Não são raras as vezes que lemos artigos de pessoas muito influentes (Nova CPMF: você vai pagar calado?, do Marcelo Tas) confundindo esses conceitos.
Tas cita exemplo dos diversos “impostos”brasileiros, mas que na verdade são tributos. Imposto é apenas uma das cinco espécies de tributos, composto ainda por taxas,contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições sociais.Outro caso muito comum é economizar, poupar e investir. De uma forma bem simples, economizar é fazer um esforço para sobrar algum dinheiro no final do mês, poupar é não gastá-lo e investir é pegar essedinheiro poupado e aplicá-lo financeiramente.
Por existir confusão entre esses termos, muita gente pensa que poupança é investimento. E não é! O objetivo desta citação é justamente explicar adiferença entre poupança e investimento e mostrar a importância de cada uma dessas entidades.
Poupança, redução de despesas e contenção de gastos
Poupar é acumular valores no presente para utilizá-los nofuturo, o que geralmente envolve mudança de hábitos, pois requer uma redução nos gastos pessoais e familiares. Reduzir despesas pode significar desde simples cuidados para evitar o desperdício até oesforço, por vezes árduo, no sentido de conter gastos.
Além disso, poupar exige a avaliação objetiva das despesas, a fixação de metas e, principalmente, muita persistência, a fim de manter-seeconomizando pelo tempo necessário até que sejam alcançados os objetivos que motivaram a poupança.
Investir é diferente de poupar!
Investir é empregar o dinheiro poupado em aplicações que rendam juros ououtra forma de remuneração ou correção. O investimento é tão importante quanto a poupança, pois todo o esforço de cortar gastos pode ser desperdiçado quando mal investido.
Ainda que a maioria das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Curva de demanda e oferta
  • curvas de demanda e oferta
  • curva oferta e demanda
  • Curva de oferta e demanda
  • Curva de demanda e oferta
  • Microeconomia; deslocamento das curvas oferta e da demanda
  • Resumo do filme roger e eu
  • curva de oferta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!