Microeconomia; deslocamento das curvas oferta e da demanda

Páginas: 7 (1648 palavras) Publicado: 5 de junho de 2013
Acurva da oferta e da demanda:
A determinação dos valores de bens, de modo geral, é um dos desafios da economia e para ajudar a explicar essa questão surgiram no passado duas teorias: 
* Teoria objetiva: segundo David Ricardo, o valor de um bem resulta do esforço ou do trabalho necessário a sua obtenção (visão mais socialista). Por exemplo: o valor de 8 horas de produção é exatamente o dobrode 4 horas de produção. Ou seja, o preço é dado a partir dos custos de produção. 
* Teoria subjetiva: segundo os economistas da escola marginalista (que trouxe cálculos matemáticos para a ciência da economia), o valor de um bem está vinculado a sua utilidade (o quanto o bem é útil para quem consome) e sua escassez, ou seja, o que determina o preço é a preferência das pessoas, que pode tambémser explicado pela necessidade ou desejo do consumidor. 
Atualmente, a teoria mais aceita mistura um pouco das duas teorias anteriores e está embasada no seguinte:
* O valor de cada bem resulta do custo de produção (associado ao esforço e ao trabalho) e, também, da preferência e necessidade de quem os demanda. Conseguimos expressar o valor de uso (valor dado ao bem ou serviço) pela utilidadeque proporciona a quem o consome ou pelo valor de troca (valor dado ao bem pelo custo de produção mais a utilidade percebida por quem oferta).
Assim, os preços dos produtos resultam de um equilíbrio entre duas forças: a oferta (que representa o esforço ou os custos de produção) e a procura ou demanda (que representa a utilidade e a necessidade de quem consome).
Essa teoria é chamada de Lei daoferta e da procura (demanda).
Analisaremos a Lei da oferta e da procura (demanda) mais detalhadamente.
LEI DA DEMANDA:
1. Lei da procura (demanda): a demanda de um produto é definida como o conjunto das diversas quantidades que os usuários estão dispostos a adquirir, ao longo do tempo, em função do seu preço.
Se o bem for considerado um bem normal, a quantidade procurada é inversamenteproporcional ao seu preço, ou seja, a quantidade demandada é tanto maior quanto menor for seu preço e vice-versa.
Vejamos a Lei da Procura de um bem normal em um gráfico:
 
 Observação: esta curva pode se deslocar para a direita ou esquerda em função dos seguintes fatores determinantes:
* a renda dos consumidores;
* os gostos e preferências;
* expectativas (ex: informação de que o preçoda gasolina irá aumentar na próxima semana);
* os preços de outros produtos (sejam substitutos ou complementares).
Será que a curva de demanda sempre assume essa forma? Não, a curva de demanda pode assumir as seguintes posições: 
Posição Horizontal: significa que o preço é constante independentemente da quantidade demandada. Um exemplo desta situação poderia ser um produto que possuiinúmeros fornecedores.
 
 Posição Vertical: significa que a quantidade demandada é constante e o preço pode variar livremente, ou seja, a procura é fixa. Um exemplo poderia ser um produto de primeira necessidade.
 
Agora chegamos num ponto interessante. Será que existem produtos que quanto mais caros fiquem mais aumenta a quantidade consumida?
A princípio parece impossível, mas imaginemos um aumentosignificativo de renda de uma parcela da população e que estas pessoas demandassem certos produtos, mesmo que estes tenham aumento de preço.
 
 Observação: a esse grupo de produtos que assume esse tipo de curva de demanda (“invertida”) damos o nome de Bens de Giffen.

LEI DA OFERTA:
2. Lei da oferta: a oferta de um produto pode ser definida como o conjunto das diversas quantidades que osprodutores estão dispostos a produzir e oferecer em função do preço de venda, por unidade de tempo.
Se o bem for considerado um bem normal, a quantidade ofertada é diretamente proporcional ao seu preço, ou seja, a quantidade ofertada é tanto maior quanto maior for seu preço e vice-versa.
Vejamos a Lei da Oferta de um bem normal em um gráfico:
 
 Observação: esta curva pode se deslocar para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Deslocamento e movimento da curva de oferta
  • Deslocamento da oferta e demanda
  • Definição e curva da oferta e demanda
  • Microeconomia Apostila Oferta e Demanda
  • Curva de demanda e oferta
  • curvas de demanda e oferta
  • Curva de Oferta e da demanda
  • curva oferta e demanda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!