curtume

Páginas: 7 (1567 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
PROCESSAMENTO DO COURO
Ao longo da história são importantes e diversas as utilizações que o homem deu às peles. O homem procurou obter, a partir da pele, praticamente todos os artefatos de que necessitava, tais como: recipientes, vestimentas, armas de caça, artefatos guerreiros e sandálias.
O couro é um produto natural com particularidades decorrentes das condições da criação dos animais e doprocesso de industrialização do mesmo. A pele animal confere propriedades e características exclusivas ao couro, o qual é até hoje insubstituível por outros materiais.
O Brasil é detentor de um dos maiores rebanhos bovinos do mundo, é o quinto maior produtor mundial de couros, estando atrás apenas atrás dos Estados Unidos, da Rússia, da India e da Argentina. O país abrange de 10% a 11% daprodução mundial de couros. (CETESB, 2005). O Brasil Passou a ser importante exportador de couros na década de 1990. Mas sabe-se que os mais diversos impactos ambientais são causados pelos curtumes (nome dado ao local onde se processa o couro cru), o qual tem por finalidade deixá-lo utilizável para a indústria e o atacado.

Etapas do Processamento do Couro:
Preparação do Couro
A preparação do couroinicia-se logo depois da esfola, onde as peles são bem lavadas e escovadas, para impedir a proliferação de microrganismos. A conservação é feita por imersão em salmoura forte, durante 16 a 20 horas. A operação seguinte consiste numa salga seca, onde as peles são empilhadas e intercaladas camadas de sal entre elas, provocando assim a desidratação parcial do couro, com a eliminação de parte dasproteínas solúveis e o aumento da resistência aos microrganismos.
Remolho
Objetiva restaurar a água dos couros sendo a água utilizada nesta fase ligeiramente alcalinizada e contendo desinfetante, facilitando a remoção de sujeiras sangue, soro, sal e algum sebo. Esta operação dura de 1 a 6 horas.
Caleiro e Depilação
É uma das fases iniciais mais importantes do curtimento, onde ocorre a retirada dopelos da epiderme, provocando o inchamento da pele e preparando as fibras para serem curtidas e também saponifica as gorduras. Consiste num banho de 17 horas, agitação periódica, numa solução contendo água, sulfeto de sódio e cal hidratada. Os despejos desta etapa são altamente nocivos às instalações de esgotos e aos cursos d’agua, pois os sulfetos transformam-se em gás sulfídrico pela ação demicrorganismos, para em seguida pela ação de bactérias e de oxigênio transformar-se em ácido sulfúrico, altamente corrosivo.
Descarnagem
É a remoção do tecido adiposo e do sebo aderentes a face interna da pele, sendo esta operação realizada em máquinas, nas quais a peles passam entre dois rolos, enquanto facas rotativas removem a parte indesejável (carnaças).
Divisão do Couro:
É uma operação queconsistem em dividir em duas camadas a pele inchada e depilada, sendo este operação empregada apenas nos curtumes que produzem couros para a parte superior dos calçados.
Purga
É a preparação da pele inchada para o curtimento, consistindo numa lavagem preliminar em água limpa, para remoção de parte da alcalinidade.
Piquelagem
Consiste na acidificação da pele co ácidos orgânicos, a fim deevitar o inchamento e a precipitação de sais de cromo, no caso de curtimento ao cromo.
Remoção de Gorduras
Raramente empregada, tem por finalidade eliminar a áreas gordurosas, acabamento e tingimento sem uniformidade e também para tornar o material mais permeável aos agentes curtidores e aos corantes.
Curtimento
É nesta fase que as fibras da pele serão transformadas em couro, sendo utilizadosreagentes como tanino vegetal, taninos sintéticos, cromo, sais de alumínio e zircônio.
Acabamento
Destina-se a conferir ao couro o aspecto e as propriedades necessárias ao produto final. É realizado por várias etapas:
Prensagem;
Lavagem;
Tingimento;
Engraxamento;
Secagem;
Lixamento.

RESÍDUOS GERADOS NO PROCESSO DE BENEFICIAMENTO DO COURO
O processo de transformação das peles em couro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CURTUME
  • curtume
  • Curtume
  • curtume
  • curtume
  • Curtume
  • Curtume
  • curtume

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!