sustentabilidade

Páginas: 7 (1654 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

Sistema de captação de água de chuva
Com o sistema de captação de água de chuva é possível armazenar a água e utilizá-la de acordo com as necessidades da residência. Com a captação de água de chuva é possível economizar água potável, uma vez que serviços gerais como lavagem de quintal, carros, descargas em vasos sanitários podem ser feitos com a água armazenada.
Cobertura: É a parte de umaedificação que tem por finalidade proteger as áreas construídas contra a ação do tempo (chuva, neve, raios solares, etc.).
Águas da Cobertura: É a área do telhado composta de uma superfície plana, que, por sua inclinação, conduz para uma mesma direção as águas das chuvas, que terão de ser captadas de alguma forma, como calhas, grelhas, etc.
Beiral: É o prolongamento do telhado além das paredesexternas. Normalmente, é projetado para proteger os vãos (portas, varandas e esquadrias) das chuvas e da insolação direta. Para captar as águas pluviais que chegam à sua extremidade, podem-se utilizar calhas e condutores externos ou executar uma pequena platibanda – nesse caso, utilizar calhas e condutores embutidos ou simplesmente deixar que a água caia e seja captada por meio de grelhas nospisos externos.
Platibanda: É uma pequena parede (murada) utilizada com a finalidade de esconder o telhado ou simplesmente embutir as calhas, caso em que o uso da platibanda é impreterível, assim como a colocação de condutores (embutidos ou externos) para a condução das águas pluviais.

  Partes constituintes do sistema de captação de água de chuva
Calhas: As calhas têm por objetivo coletar aságuas de chuva que caem sobre o telhado e conduzi-las aos condutores verticais (prumadas de descida). As seções das calhas possuem variadas formas, dependendo, obviamente, das condições impostas pelo projeto arquitetônico e dos materiais empregados em sua confecção (chapas de aço galvanizado, folhas-de-flandres, chapas de cobre, PVC rígido, fibra de vidro, concreto ou alvenaria).
Condutoresverticais: São tubulações verticais que tem por objetivo recolher as águas coletadas pelas calhas e transportá-las até a parte inferior das edificações, despejando-as livremente na superfície do terreno, ou até as redes coletoras, que poderão estar situadas no terreno ou presas ao teto subsolo, por meio de braçadeiras, no caso dos edifícios com esse pavimento. (JÚNIOR, 2009)
Condutores horizontais: Oscondutores horizontais têm por finalidade de recolher as águas pluviais dos condutores verticais ou da superfície do terreno e conduzi-las até os locais permitidos pelos dispositivos legais.
Caixas coletoras de águas pluviais: É uma caixa detentora de areia e/ou inspeção, que permite a interligação de coletores e a limpeza e desobstrução das canalizações. Também devem ser executadas sempre quehouver mudança de direção, de diâmetro e de declividade nas redes coletoras.

O projeto do sistema de captação de água de chuva
Níveis do terreno: Os níveis projetados da edificação devem ser convenientemente estudados pelo arquiteto com relação ao escoamento das águas pluviais por gravidade.
Posicionamento de calha em telhados: De acordo com a NBR 10844, as calhas de beiral e platibandadevem sempre que possível, ser fixadas centralmente sob a extremidade da cobertura e o mais próximo desta. A inclinação das calhas deve ser uniforme, com valor mínimo de 0,5%, e no sentido dos condutores verticais. Já as calhas de água furtada têm inclinação de acordo com o projeto da cobertura.
Condutores embutidos e aparentes: De acordo com a NBR 10844, os condutores de águas pluviais podem sercolocados externa e internamente ao edifício, dependendo de considerações de projeto, do uso e da ocupação do edifício e do material dos condutores.
Sobreposição de telhados: É comum coletar águas de chuva em um telhado, em um nível mais elevado, e jogar em um telhado em nível mais baixo. Sabe-se que telhados são estruturas delicadas, e, portanto, não devem receber vazões concentradas, que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sustentabilidade
  • Sustentabilidade
  • sustentabilidade
  • sustentabilidade
  • sustentabilidade
  • sustentabilidade
  • Sustentabilidade
  • Sustentabilidade:

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!