CURSO T CNICO EM ELETROT CNICA AUGUSTO

Páginas: 11 (2536 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015





CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA




PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE- PGRSS







LUCAS MATHEUS DA SILVA
MILENA ALVES DE SOUZA
MARCOS VINICIUS DOS REIS MOREIRA
KAREN LARISSA MUNIZ








SUMÁRIOINTRODUÇÃO.............................................................................................................3
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE............4
CONCLUSÃO.............................................................................................................14BIBLIOGRAFIA...........................................................................................................15
























INTRODUÇÃO
O presente trabalho pretende fala sobre o PGRSS que é o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde é constituído por uma série de procedimentos de gestão, que tem por objetivo diminuir a produção de resíduos e providenciar ao “lixo” que foi gerado um destino seguro, eficiente, com foco na proteção dos profissionais que o manuseiam,preservação da saúde pública, dos recursos naturais e também aos aspectos relacionados ao meio ambiente.



















PGRSS - Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
O PGRSS é um conjunto de procedimentos de gestão que visam o correto gerenciamento dos resíduos produzidos no estabelecimento.
Esses procedimentos devem ser, planejados e implementados a partir de bases científicase técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.
É um plano para gerenciar os resíduos provenientes dos serviços de saúde, seguindo, rigorosamente as legislações ANVISARDC 306 e CONAMA 358.  
O PGRSS gerenciamento deve abranger todas as etapas de planejamento dos recursos físicos, dos recursos materiais e da capacitação dos recursos humanos envolvidos no manejo dos RSS. 
QUEM PRECISA FAZER O PGRSS?
Este Regulamento aplica-se a todos os geradores de Resíduos de Serviços de Saúde - RSS.
RSS- RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Dentro do grupo dos Resíduos de Serviçosde Saúde (RSS), são encontrados os resíduos oriundos de hospitais (lixo hospitalar), drogarias, consultórios médicos e odontológicos, laboratórios de análises clínicas, dentre outros estabelecimentos que prestam serviços semelhantes a estes. As pessoas que manipulam os RSS têm sua saúde exposta a riscos, sendo que o manejo de forma incorreta destas, pode levar a um aumento do número de casos deinfecções hospitalares. Já em relação à questão ambiental, os RSS quando presentes nos lixões poluem lençóis freáticos e corpos hídricos devido ao chorume formado pelo acumulo do lixo.
CLASSIFICAÇÃO
Para facilitar a separação, os resíduos de serviços de saúde foram classificados em cinco grandes grupos (de A a E) em função dos riscos potenciais que apresentam, como veremos a seguir.

Grupo A –Resíduos com Risco Biológico
São resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas
características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção.

Grupo B – Resíduos com Risco Químico
São resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente. Esse risco é maior ou menor, dependendo de suas características deinflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.

Grupo C – Resíduos com Risco Radiológico
São rejeitos radioativos que têm um gerenciamento específico segundo regulamentações da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Eles são gerados em serviços de medicina nuclear, radio imunoensaio, pesquisa com radioisótopos e radioterapia.

Grupo D – Resíduos Comuns
Também chamado lixo comum ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividade Curso T Cnico
  • Curso T Cnico Em Meio Ambient1
  • CURSO T CNICO EM SEGURAN A DO TRABALHO
  • Curso T Cnico Em Eletromec Nica
  • CURSO T CNICO EM EDIFICA ES
  • Curso Profissional T Cnico De Gest O
  • Eletrot Cnica
  • Curso t cnico Auxiliar de Fisioterapia e Massagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!