Curso de atendimento
PALMAS
2011
GERENCIAMENTO DE PROCESSOS NO LINUX
EDILSON DIAS CRUZ AMORIM
PALMAS
2011
RESUMO:
O modelo de gerenciamento de processos do Linux teve uma evolução notável desde o seu inicio, auxiliado pelo modelo Bazaar1 de desenvolvimento, esses algoritmos foram enumeras vezes criticados e melhorados por eruditos ao redor do mundo, isso faz com que o Linux tenha hoje um dos melhores conjuntos de algoritmos para gerenciamento de processos já visto.
INTRODUÇÃO
Um processo pode ser descrito como parte de um programa que está aparentemente rodando. Este aparente existe somente pelo fato de que determinado processo pode entrar e sair diversas vezes do processador em um único segundo, e em um determinado momento ele pode não estar no processador e mesmo assim aparentemente estar rodando.
Como qualquer sistema de compartilhamento de tempo o Linux consegue dar a impressão de execução simultânea dos processos, separando um espaço bastante curto de tempo para cada um deles. Para ter sucesso nesta tarefa ele segue uma serie de regras que não desperdiça tempo de hardware com operações desnecessárias e consegue escolher qual processo deve ser executado naquele exato momento.
O que decide essa escolha no kernel é o escalonador de processos, que em grande parte é responsável pela produtividade e eficiência do sistema. Mais do que um simples mecanismo de divisão de tempo, ele é responsável por uma política de tratamento dos processos que permite os melhores resultados possíveis.
PRIMEIROS PROCESSOS
Durante a fase de inicialização do Linux a função ``start_kernel'' é responsável