CULTURA: UMA HERANÇA SOCIAL

Páginas: 10 (2325 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
CULTURA: UMA HERANÇA SOCIAL

Aluno: Geraldo José Alves
Professor Tutor Externo: Carlindo Klug
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Licenciatura em História – HID 0242 – Sociologia 07/11/2012

RESUMO

A antropologia moderna veio contribuir, mostrando-nos a cultura como uma herança social. Analisar o processo que envolve a cultura, que se inicia com o nascimento doindividuo, e prossegue por todo o curso de sua vida em sociedade. Este artigo está embasado em pesquisa realizada em obras de autores entre eles antropólogos e sociólogos. Entende-se que o indivíduo é humano porque possui uma cultura, e é através da cultura que o homem adquire os conhecimentos necessários à sua sobrevivência física e social. Sinto-me realizado em poder contribuir para que futurosacadêmicos possam fazer uso deste artigo como fonte de pesquisa.

Palavras-chave: Cultura.Transmissão da Cultura.Herança Social.

INTRODUÇÃO

O ser humano passa sempre por um processo que podemos chamar de aquisição de novo modo de pensar, comportar e agir. Chamamos isso de hábitos ou costumes que com o tempo vai se tornando algo comum ou natural. Nem nos damos conta de que tais hábitos estãopresentes em nossa vida desde que o dia em que nascemos. Existe uma expressão popular que sempre é usada para cultura, essa expressão tem para o senso comum o significado de acúmulo de conhecimento. De acordo com essa expressão, ter conhecimento acumulado é sinônimo de cultura. A cultura não depende da genética, o indivíduo recebe cultura como parte de uma herança social e isso acontece logo aonascer. Partindo desse princípio podemos dizer que a socialização é um processo cultural.

Cultura

Quando falamos em cultura, precisamos ter o máximo de cuidado para não corremos o risco de incorrer em um problema que nos aparece ao definir o uso popular da expressão para designar alguém que reúna mais habilidades, quando deparamos com uma pessoa sabia, falamos que ela é uma pessoa culta.Dentro dessa visão, ter conhecimento acumulado é sinônimo de cultura. É comum ouvirmos afirmação sobre pessoas que realizam atividade braçal, ou que trabalham na lavoura serem pessoas desprovidas de cultura, ou ainda que morem em favelas são pessoas sem cultura. Porem olhando do ponto de vista científico, esse conceito não é aceito, pois a cultura é considerada como algo intrínseco a todo ser humano.Partindo desse princípio, todos os seres humanos possuem cultura. Mas afinal, o que é cultura?
Quando partimos da antropologia e da sociologia, historicamente vamos encontrar grande quantidade de definições para “cultura”. O Dicionário de Sociologia Globo traz a seguinte definição de cultura: “Sistema de ideias, conhecimentos, técnicas, e artefatos, de padrões de comportamento e atitudes quecaracteriza uma sociedade".1 No Dicionário de Sociologia, de Allan G. Johnson é definida como: “Conjunto acumulado de símbolos, idéias associados a um sistema social, seja ele uma sociedade ou família”.
Como é grande a quantidade de definições para o termo Cultura, vamos aqui apresentar um termo que a sociologia moderna apresenta e é considerada a mais importante: “Cultura é o que ocorre com o serhumano no decorrer de sua vida, é a contínua aquisição de novas formas ou maneiras de pensar, agir, de se comportar, são costumes e hábitos que ao longo do tempo vão se consolidando, e que se interioriza no homem de tal forma que o indivíduo passa a considerar esses comportamentos normais”. Esses comportamentos iniciam e se desenvolve desde o seu nascimento e segue por todo curso de sua vida emsociedade.
A cultura experimenta constantes mudanças, por isso podemos afirmar que a cultura não é estática, embora nela haja um contínuo, mas é importante frisar que embora a cultura sofra mudanças, alguns traços permanecem de geração para geração. As culturas acumulam os seus conhecimentos através do tempo, e esse processo de acúmulo é primordial para o desenvolvimento cultural.
Considerar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uma Herança Social
  • herança cultura negra
  • A herança conservadora do serviço social
  • A Herança conservadora do Serviço Social
  • a herança conservadora do serviço social
  • Projeto conciência negra: nossa cultura, nossas heranças
  • cultura social
  • Cultura social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!