Estudante

Páginas: 21 (5052 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Brincando...






A importância de viver (trabalhar) a Psicomotricidade

Segundo Goretti (2009) o termo psicomotricidade aparece, pela primeira vez, no discurso médico, no campo da Neurologia, quando, no século XIX houve uma preocupação em identificar e nomear as áreas específicas do córtex cerebral segundo as funções desempenhadas por cada uma delas. E foi no século XX que elapassou a desenvolver-se como uma prática independente e, aos poucos, transformar-se em ciência.  Para Fonseca (2009) psicomotricidade é uma prática que contribui para o pleno desenvolvimento da criança no ensino-aprendizagem, que favorece os aspectos físicos, mental, afetivo-emocional que contribui para a formação da sua personalidade.  Almeida (2006, p. 23) exemplifica: “Umsupermercado pode ser um excelente ambiente educativo caso o professor saiba explorar toda riqueza existente ali”. Assim para a psicomotricidade ser desenvolvida, precisa de ambientes o qual dará a oportunidade da criança explorar e construir referências sobre si mesma e sobre o que a rodeia, é neste ambiente que a criança vai viver uma variedade de faz-de-conta. Terá oportunidades ainda de testar,errar e concluir, tirando assim suas próprias conclusões, porque neste momento ela está construindo seu conhecimento. Lembrando que ambientes não são apenas espaços que existem materiais, mas sim espaços composto por: recursos, ações, pessoas, relações sociais e exploração coletiva, e nestes ambientes a psicomotricidade poderá ser desenvolvida de forma a melhorar todas as capacidadesinfantis. Sendo assim, a psicomotricidade se faz necessária porque permite ao homem sentir-se bem na sua pele permitir que se assuma com realidade corporal, possibilitando a livre expressão de ser. Não se pretende aqui considerá-la como uma panacéia que vá resolver todos os problemas encontrados em sala de aula. Ela é apenas um meio para auxiliar a criança superar suas dificuldades e prevenirpossíveis inadaptações.


ATIVIDADES/JOGOS PSICOMOTORES

1. SIGA O MESTRE
Objetivos: Descoberta e consciência do corpo como um todo e partes interligadas e relacionadas.
Desenvolvimento:
Movimentação sob a forma de jogo: as ordens são mais ou menos complexas de acordo com o nível de conhecimento dos alunos e idade. (As crianças em círculo, em pé). O Mestre (no primeiro momento é o professor,depois um aluno)–pede movimento pedindo que o imitem.
1- “Estou com frio nos braços” - abraçar a si mesmo;
2-“Ai que dor!” (mãos na cabeça)
3-“Que coceira” (na perna)
4- “Abaixar a cabeça”, “levantar um braço”, “inclinar para frente”, “arraste os pés”, “tossir”, “espirrar”, “piscar os olhos”, “bater palmas” “pular com um pé só”,“pular com o outro”, “sorrir”, “dar gargalhadas” “fazer silêncio”(dedo indicador sobre os lábios"); A competição funciona assim: ganha pontos que fizer os movimentos (anotar na lousa) perde pontos que perder algum movimento) isso vai exigir Atenção e concentração.
Faixa Etária: Crianças de 4 a 6 anos.














2. QUENTE E FRIO
Objetivos: Estimular o trabalho em equipe e fazer com que mente e corpo ajam juntos.
Desenvolvimento:
Oprofessor vai esconder vários objetos em várias posições, numa área maior que a sala de aula. E quando der o comando para que a turma procure vai dar a dica: se está em cima de alguma coisa, atrás, embaixo… e quando um aluno estiver se aproximando, o professor vai incentivar gritando “R” está quente (isso foi explicado antes do jogo) e quando se afastar ou para os outros que estiverem distante ”estáfrio”.
Faixa Etária: Crianças de 5 a 10 anos























3. ATRAVESSANDO O RIO
Objetivos: Desenvolvimento do esquema corporal, orientação espacial, atenção, concentração, cálculo mental, resolução de situações problemas.
Desenvolvimento:
1-Marque duas áreas com giz na quadra de esportes da escola, uma de frente para a outra. O espaço entre elas representa o rio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!