culinaria

Páginas: 5 (1102 palavras) Publicado: 15 de junho de 2014
Trabalho de grupo
Gastronomia portuguesa

Na semana da alimentação que se realizou na escola confeccionou-se pratos tradicionais portugueses expostos a toda a comunidade escolar, desde caldo verde a chanfana, como também arroz doce, tudo coisas do melhor!
A culinária portuguesa, ainda que esteja restrita a um espaço geográfico relativamente pequeno, mostra influências mediterrânicas etambém atlânticas, como é visível na quantidade de peixe consumida tradicionalmente. A base da gastronomia mediterrânica, assente na trilogia do pão, vinho e azeite, repete-se em todo o território nacional, acrescentando-se-lhe os produtos hortícolas, como em variadas sopas, e os frutos frescos. A carne e as vísceras, principalmente de porco, compõem também um conjunto de pratos e petiscos regionais,onde sobressaem os presuntos e os enchidos. Com o advento das descobertas marítimas, a culinária portuguesa rapidamente integrou o uso, por vezes quase excessivo, de especiarias e do açúcar, além de outros produtos, como o feijão e a batata, que foram adoptados como produtos essenciais. Note-se que a variedade de pratos regionais se verifica mesmo em áreas restritas.
O cozido à portuguesa,considerado por muitos como o prato nacional, é composto por uma grande diversidade de ingredientes cozidos em água abundante – as receitas variam muito de local para local. Contudo, é costume referir como ingredientes mais utilizados as diversas qualidades de couve, batatas, feijão, cabeças de nabo, cenoura, enchidos, outras carnes, geralmente de porco, e, por vezes, adições de carnes de frango ougalinha.
A doçaria portuguesa tem grande parte da sua origem nos conventos e mosteiros portugueses no século XVI. O uso abundante de gemas de ovos em muitas destas especialidades está relacionado com o uso das claras de ovos nos conventos. Para não desperdiçarem as gemas e com o açúcar vindo do Novo Mundo, os frades e, principalmente, as freiras de Portugal aperfeiçoaram as receitas ancestrais.http://pt.wikipedia.org/wiki/Gastronomia_de_Portugal


FitnessGram
Neste período, como estava previsto, o grupo interagiu com os professores de Educação Física, em concordância com o projecto Fitness Gram, de forma a estabelecer as turmas que tinham pior resultado nas actividades que envolvem o projecto, após uma breve análise dos dados.
Este projecto,, contém os testes de aptidão físicamais adaptados a estas idades e avalia o desempenho em 3 zonas distintas, a primeira em que o aluno “Necessita Melhorar”, a segunda identificando a “Zona Saudável” e a última “Acima da Zona Saudável”.
Com base nestes resultados, gera relatórios individualizados respeitantes a cada avaliação, com a respectiva classificação numa das três zonas. A cada desempenho está associado um aconselhamentopersonalizado.
O inclui o , cujos objectivos são avaliar os níveis habituais de actividade física e aconselhar o aluno, através do relatório individual.

A concepção e os materiais didácticos que o utiliza, configuram-no como um eficaz e atraente programa de Educação para a Saúde, tendo como finalidades:

» autonomizar progressivamente o aluno no processo de avaliação e interpretação da aptidãofísica
» aumentar a actividade física habitual e a participação desportiva durante a escolaridade
» formar consumidores de actividade física para toda a vida, com vista à redução da taxa de sedentarismo

http://www.labes.fmh.utl.pt/programas/fitnessgram/fitnessgram.htm
Futebol
Por outro lado, também organizámos um torneio de Futebol, em que todos os alunos da escola se poderiam inscrever.Este torneio é uma forma de sensibilizar os alunos de que o desporto é essencial para a saúde, acima de tudo, para o bem-estar. Desta forma, realizou-se uma pequena pesquisa para ficar a conhecer esta modalidade.


História…
O futebol (em inglês association football ou soccer) é o desporto colectivo mais praticado no mundo. É disputado num campo rectangular por duas equipas, de onze...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • culinaria
  • CULINARIA
  • Culinaria
  • Culinaria
  • culinária
  • culinaria
  • Culinaria
  • Culinaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!