culinaria

Páginas: 8 (1919 palavras) Publicado: 16 de junho de 2013
GÊNERO TEXTUAL CONTO DE FADAS

Características dos contos de fadas:
• Podem contar ou não com a presença de fadas, mas fazem uso de magia e encantamentos; 
• Seu núcleo problemático é existencial (o herói ou a heroína busca a realização pessoal); 
• Os obstáculos ou provas constituem-se num verdadeiro ritual de iniciação para o herói ou heroína 
• Sua origem é Celta; 
• A tipologia épredominantemente narrativa, mas as seqüências descritivas são comuns;
• Seguem a seqüência clássica de estruturação textual (começo, desenvolvimento, fim);
• Tem a função básica de refletir sobre alguns valores sociais.
• O título do conto normalmente se remete à personagem principal da história.
• A adjetivação é um instrumento lingüístico importante para a constituição dos contos e encantamentodos contos.

Contos de Fadas
Os contos de fadas surgiram no século XVII na frança com o nome de conte de fee mas ganhou mas ênfase quando contadores de história como Charles Perrault adaptaram as hitórias.
Os contos de fadas são uma narrativa curta, transmitida oralmente, e onde o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal. Caracteristicamente envolvemalgum tipo de magia, metamorfose ou encantamento, e apesar do nome, animais falantes são muito mais comuns do que as fadas, cairia melhor se si chamassem "contos dos animais falantes".
Segundo alguns psicólogos os contos de fadas seriam "psicodramas da infância" espelhando "lutas reais".Os contos de fadas tem o  poder de ajudar as crianças a lidar com os conflitos internos que elas enfrentam noprocesso de crescimento.
Cada contos de fadas é único, no sentido em que trata de uma falha ou doentia do eu. Logo que passamos do "era uma vez", descobrimos que os contos de fadas falam de vaidade, gula, inveja, luxúria, hipocrisia, avareza ou preguiça - os "sete pecados capitais da infância". Embora um determinado conto de fada possa tratar de mais de um "pecado", em geral um deles ocupa ocentro da trama.
Muitas crianças podem usar os contos de fadas para resolver seus problemas pessoais.

* CONTOS DE FADAS *

Os contos de fadas emocionam, divertem, criam suspense, mexem com os sentimentos mais primitivos do indivíduo. Neles, o bem e o mal aparecem claramente esboçados, possibilitando perceber que a luta contra os problemas faz parte da existência humana. Por ter suas origens natradição oral, muitos contos foram recebendo novos elementos. fazendo surgir muitas variações sobre o mesmo enredo (diferentes versões).
São textos que mantêm uma estrutura fixa: partem de um problema (como estado de penúria, carência afetiva, conflito entre mãe e filho), que desequilibra a tranquilidade inicial. O desenvolvimento é uma busca de soluções, no plano da fantasia, com introdução deelementos mágicos: fadas, bruxas, duendes, gigantes etc.). A restauração da ordem acontece no final da narrativa, quando se volta a uma situação de tranquilidade.

A Pequena Sereia
O conto é de 1837 e autoria de Hans Christian Andersen. A Disney usou essa versão mas trocou o final trágico por outro feliz…
Esse era o único conto que eu já conhecia pq tinha visto na TV Cultura, no programa OTeatro Dos Contos De Fadas. eaheuiaheah

A pequena sereia possuia 5 lindas irmãs mais velhas, filhas do Rei do Mares. Quem cuidava das 6 meninas era a avó. E quando elas completavam 15 anos ganhavam a permissão de ir à superfície.
Na sua ida à superfície, a pequena sereia se apaixona por um príncipe de um navio (e o salva qdo o navio afunda). Ela vai atrás da bruxa do mar para ganhar pernas, mas sobalgumas condições: ela perderá a voz, a cada passo sentirá dor como se pisasse em facas e por fim, se o príncipe não se casar com ela, ela estará condenada a virar espuma do mar.
Depois da transformação ela se aproxima do príncipe e ele passa a amar, mas como se ama uma criança e não uma esposa.
Algum tempo depois, um casamento é arranjado entre o príncipe e uma princesa de um reino próximo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • culinaria
  • CULINARIA
  • Culinaria
  • Culinaria
  • culinária
  • culinaria
  • culinaria
  • Culinaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!