Cuidar e educar na educação infantil

Páginas: 14 (3429 palavras) Publicado: 6 de maio de 2012
[pic]


CECA – CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES – DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO


ANA PAULA DA CRUZ











CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL















Londrina
2011




1. Situando a Concepção de Criança e a educação Infantil na História


As alterações que acontecem na história ao longo dos anos devem-se as constantes mudanças quetransformam o modelo vigente e mostram a necessidade de novos rumos. Com a Educação Infantil, não foi diferente. Houve uma serie de acontecimentos que possibilitaram a criação das primeiras entidades destinadas aos cuidados especiais com crianças de 0 a 6 anos de idade, o processo de aquisição de uma nova identidade para as instituições que trabalham com crianças foi longo e difícil. Durante esseprocesso surge uma nova concepção de criança, totalmente diferente da visão tradicional.
A concepção de criança segue uma longa história até chegar à que temos hoje. Durante muito tempo a educação da criança esteve sob a responsabilidade exclusiva da família, pois era no convívio com os adultos e outras crianças que ela participava das tradições e aprendia as normas e regras da suacultura.*
O sentimento e a valorização atribuídos à infância nem sempre existiram da forma como hoje são concebidas e difundidas. Se por séculos a criança era vista como um ser sem importância, quase invisível, hoje ela é considerada em todas as suas especificidades, com identidade pessoal e histórica. Com isso, a Educação Infantil de uma perspectiva assistencialista transforma se em uma propostapedagógica, procurando atender a criança de forma integral, onde suas especificidades devem ser respeitadas.
A concepção de infância dos dias atuais é bem diferente de alguns séculos atrás. A humanidade nem sempre viu a criança como um ser particular, e por muito tempo a tratou como um adulto em miniatura. Para melhor entender essa questão é preciso fazer um levantamento histórico sobre osentimento de infância, procurar defini-lo, registrar seu surgimento e a sua evolução.
Segundo Áries (1978), o sentimento de infância não significava o mesmo que afeição pelas crianças corresponde à consciência da particularidade infantil, particularidade que distingue essencialmente a criança do adulto. Nessa perspectiva o sentimento de infância é algo que caracteriza a criança, a suaessência enquanto ser, o seu modo de agir e pensar, que se diferencia do adulto.
Ainda segundo Áries, em seus estudos sobre a história social da criança e da família chega à conclusão de que até por volta do século XVIII à arte medieval desconhecia a infância ou segundo ele não tentava representá-la. Existia uma visão adultocêntrica. A criança-adulto, aquela que assim que atingia certa idade semisturava aos adultos sem nenhuma preocupação em relação à sua formação enquanto um ser específico sendo exposta a todo o tipo de experiência. Tinha apenas um período que era visto como criança de fato, que brincava e era paparicada, era justamente a fase que Áries denominou de paparicação.
Até o século XVII à sociedade não dava muita atenção as crianças. Devido às más condições sanitárias,a mortalidade infantil alcançava níveis altíssimos, por isso a criança era vista como um ser ao qual não se podia apegar, pois a qualquer momento ela poderia deixar de existir. A criança não chegava a sair de uma espécie de anonimato.
A duração da infância não era bem definida e o termo “infância” era empregado indiscriminadamente, sendo utilizado, inclusive, para se referir aos jovens dedezoito anos ou mais de idade. Dessa forma, a infância tinha longa duração, e a criança acabava por assumir funções de responsabilidade, pulando etapas de seu desenvolvimento. Até suas roupas eram copias fiel da de um adulto.
As grandes transformações sociais ocorridas no século XVII contribuíram decisivamente para a construção de um novo sentimento de infância. As mais importantes foram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cuidar e educar na educação infantil
  • O cuidar e o educar na educação infantil
  • O cuidar e o educar na educação infantil
  • O cuidar e educar na educação Infantil
  • Cuidar e educar na Educação Infantil
  • EDUCAR E CUIDAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O cuidar e o educar na educação infantil
  • Cuidar e educar na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!