CUIDADOR DE IDOSOS

Páginas: 13 (3049 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - FACET
ESPECIALIZAÇÃO EM GERONTOLOGIA







Carmen Célia Batista Sobrinho Vilarinho




CUIDADOR FAMILIAR DO IDOSO: REFLEXÃO DA EXPERIÊNCIA DOS CUIDADORES















REGENERAÇÃO / PI
2013
Carmen Célia Batista Sobrinho Vilarinho




CUIDADOR FAMILIAR DO IDOSO: REFLEXÃO DA EXPERIÊNCIA DOS CUIDADORESArtigo apresentado a Faculdade de Ciências e Tecnologia do Piauí – FACET, como requisito para obtenção de titulo de especialista em Gerontologia, sob orientação da Profª. Msc. Daugerlandia Soares Lima.









REGENERAÇÃO / PI
2013
CUIDADOR FAMILIAR DO IDOSO: REFLEXÃO DA EXPERIÊNCIA DOS CUIDADORES

Carmen Célia Batista Sobrinho Vilarinho1
Profª. Daugerlandia SoaresLima.2

RESUMO
O presente artigo faz uma análise reflexiva, sob o olhar interventivo do serviço social junto aos cuidadores de idosos, acerca da necessidade do cuidado direcionado ao cuidador, para que este possa assistir ao cliente de forma humanizada. Discorre sobre o trabalho do Assistente social com as expressões da questão social, apresenta a intervenção do assistente social junto aoscuidadores de idosos no município de Regeneração e enfatiza a importância da família junto aos idosos, dando o significado do cuidar e sua aplicabilidade, tanto para quem é cuidado quanto para quem cuida. Sugere que intervenções sejam feitas no processo de formação do cuidador, objetivando o desenvolvimento da percepção de que a atenção dispensada ao outro deve ser equivalente àquela dedicada a simesmo.


Palavra chave: Assistente social, cuidador, família

ABSTRACT

This article is a reflective analysis, under the watchful interventionist social service together with elderly caregivers, about the necessity of care directed to the caregiver, so that it can assist the customer in a humane way. Discusses the work of the social worker with the expressions of social issues, presentsthe intervention of a social worker with the caregivers of the elderly in the municipality of Regeneration and emphasizes the importance of family with the elderly, giving the meaning of caring and its applicability for both who care and for carers. Suggests that interventions are made ​​in the process of formation of the caregiver, aiming at the development of the perception that the attentiongiven to the other should be equivalent to dedicated yourself.

Keyword: Social worker, caregiver, family

1. Introdução

Numa perspectiva social a escolha deste tema deve-se ao fato de se tornar visível nos dias atuais, ou seja, este é um tema que diz respeito a toda a sociedade. A partir disto, despontou a curiosidade de conhecer as metodologias de intervenção utilizadas pelo AssistenteSocial e que projetos podem ser adotados para este fim.
Por outro lado, a escolha do tema foi influenciada pelo longo percurso percorrido nos estágios supervisionado, uma vez que, acredito que este tema permitirá dar conhecimento aos profissionais que iniciem os seus trabalhos na área da prevenção do Cuidar, pois o cuidador familiar é aquele que assume a responsabilidade de cuidar, visandoatender as necessidades da pessoa que precisa ser cuidada, buscando a melhoria na qualidade de vida.
Assim, o Serviço Social entra nesta temática pelo fato de colaborador, se constitui como profissão no momento histórico em que os setores dominantes da sociedade começam a intervir, de forma contínua e sistemática, nas consequências da “questão social”, através, sobretudo, das chamadas políticassociais, sendo o Assistente Social um regulador de conflitos, um mediador e coordenador, também é um elemento fundamental na equipe de trabalho de projetos de prevenção. Por outro lado, é a estes profissionais que compete ajudar, informar e capacitar grupos ou indivíduos no sentido de direcionar as pessoas que precisam de apoio.
O presente trabalho discorre sobre o significado do cuidar e sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cuidador de idoso
  • cuidador de idosos
  • Cuidador de idoso
  • o cuidador de idosos
  • cuidador de idoso
  • Idosos e seus cuidadores
  • cuidador de idoso
  • CUIDADOR DE IDOSOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!