Organograma da loja

Páginas: 5 (1042 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013
MANUAL DE ROTINA

Horários:
Entrada: 07:00 Hs
Saída para o Almoço: 11:00 Hs
Entrada do Almoço: 12:00 Hs
Saída: 17:00 Hs

Observação: Os funcionários terão 10 minutos de café na parte da manhã (entrada) e a tarde (a partir das 14h30min). Caso age atraso do funcionário e perca o ponto comunicar imediatamente ao Dep. Pessoal que tomara as ações necessárias.


Outras:
* Manter orefeitório e os banheiros limpos;
* Zelar pelo material de trabalho;
* Setores que disponham de internet, usar somente para fins de trabalho, assim como também os telefones da empresa;
* Proibido o uso de celulares dentro da empresa em horário de trabalho;
* Não são permitidas conversas paralelas;
* Proibido fumar e consumir bebida alcoólica.

REGULAMENTO INTERNO

DA INTEGRAÇÃO AO CONTRATOINDIVIDUAL DE TRABALHO
* Ao ser admitido na empresa, obriga-se o colaborador a cumprir o presente Regulamento, que passa a integrar o contrato individual de trabalho. A ação reguladora nele contida estende-se a todos os colaboradores, sem distinção.
DA ADMISSÃO
- O início da prestação de serviços só dará depois que o candidato, por declaração formal, afirmar ter conhecimento integral do presenteRegulamento e estar disposto a cumpri-lo.
- Nenhum colaborador será admitido, em caráter efetivo, sem antes ser submetido a um período de experiência de 30 á60 dias, conforme o caso.
- A admissão do colaborador ao trabalho condiciona-se a exames de seleção e técnica, e à apresentação de todos os documentos legais exigidos pela empresa

A norma que engloba a maior parte do contexto do Direito doTrabalho é a CLT, contudo o cotidiano das empresas faz surgir inúmeras situações que seriam impossíveis de estarem previstas em uma única norma, o que gera diversas lacunas jurídicas.

Com isso, se faz necessário que as empresas se utilizem de outras fontes normativas, cuja liberalidade consta expressamente no art. 444 da CLT, ressalvado a utilização de normas que sejam contrárias à lei, àsconvenções e acordos coletivos e às decisões das autoridades competentes.

Assim e como forma alternativa para normatizar a relação contratual de trabalho, as empresas buscam regulamentar a prestação de serviço por meio de um Regulamento Interno.

O Regulamento Interno das empresas é o instrumento pelo qual o empregador pode se valer para estabelecer regras (direitos e obrigações) aos empregados quea ela presta serviços.

Muitas empresas se utilizam deste instituto para ditar normas complementares às já previstas na legislação trabalhista, já que por mais abrangente que possa ser, nenhum ordenamento jurídico é capaz de satisfazer as necessidades peculiares apresentadas nas mais diversas empresas e seus respectivos ramos de atividade.

De forma geral, o regulamento interno estabelece oque é permitido ou não dentro da organização e pode abranger regras tanto para os empregados quanto ao próprio empregador.

Dentre as principais regras que normalmente estão dispostas em um regulamento podemos citar:

Cláusulas que estabelecem a obrigatoriedade da utilização de uniformes (nas áreas administrativas ou de piso de fábrica);

Cuidados no manejo de máquinas e equipamentos;

Acorreta utilização dos computadores e a prudência na condução dos veículos da empresa;

Requisitos gerais de admissão;

Condição de indenização nos prejuízos causados ao empregador por dolo, culpa, negligência, imprudência, imperícia e etc.;

Respeito aos superiores hierárquicos e aos colegas de trabalho;

Regras sobre faltas e atrasos (condições para abono);

Tempo disponível para marcaçãodo cartão ponto;

Licenças previstas em lei (casamento, falecimento, nascimento de filho, serviço militar entre outras) e documentos obrigatórios para sua concessão;

Prazos e formas para pedido e concessão de férias;

Transferências de local de trabalho;

Utilização dos benefícios concedidos;

Proibições quanto ao ingresso em setores restritos;

Proibições ou orientações para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como explicar o organograma de uma loja de roupa
  • Organograma
  • Organograma
  • Organograma
  • Organograma
  • organograma
  • Organograma
  • Organograma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!