as sociedades anonimas desportivas

Páginas: 5 (1028 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013
Escola Secundária Mouzinho da Silveira Portalegre

Curso tecnológico de desporto




As sociedades Anónimas Desportivas

















Índice



















Introdução



O tema deste trabalho é a Sociedade Anónima Desportiva.
Neste trabalho iremos abordar vários temas em que temos de falar sobre os tipos de sociedades, o que eles são e ascompetências que têm.
As Sociedades Anónimas Desportivas (SADs) são empresas criadas pelos clubes portugueses para um regime de gestão com as regras básicas das sociedades anónimas, como a divisão do seu capital social em acções, mas com algumas especificidades exigidas pela actividade desportiva.


















O que são as Sociedades Anónimas Desportivas?


AsSociedades Anónimas Desportivas (SADs) são empresas criadas pelos clubes portugueses para um regime de gestão com as regras básicas das sociedades anónimas, como a divisão do seu capital social em acções, mas com algumas especificidades exigidas pela actividade desportiva.
As principais finalidades das SADs são a participação numa modalidade desportiva, a disputa de competições desportivas profissionais ea promoção e organização de espectáculos desportivos.
Ao contrário das associações desportivas tradicionais, as SADs têm na sua acção fins lucrativos.
Os dirigentes dos clubes são desresponsabilizados, pois os que não integrem uma SAD estão sujeitos a um "regime especial de gestão" das respectivas secções profissionais nos termos do qual passarão a ser responsáveis de forma pessoal, ilimitada esolidária, pelas quantias que os clubes deixarem de entregar para pagamentos ao fisco ou à segurança social (compreende-se o interesse -pessoal- dos dirigentes do OCB para integrarem uma SAD).


Os donativos das sociedades desportivas aos clubes de origem são integralmente dedutíveis no IRC (uma vantagem enormíssima). As SADs têm vantagens fiscais em várias atividades (por exemplo, exploraçãode bingos, como sucede nos clubes de futebol).


Se um clube constituir uma sociedade desportiva e mais tarde considerar que esse modelo não lhe serve e pretender abandoná-lo, deixará de poder competir num nível reservando-se apenas ao desporto amador não federado.





Que tipo de sociedades existem em Portugal?


Existem quatro tipos de sociedades comerciais, a saber: sociedades emnome colectivo, sociedades por quotas, sociedades anónimas e sociedades em comandita.
Podem ser constituídas com sede em Portugal ou com a participação de sociedades reguladas pelo direito interno português sociedades anónimas europeias.
Há também um conjunto de diplomas legais que regulamentam o regime específico de sociedades, nomeadamente em função da atividade que desenvolvem, como sejam:sociedades corretoras e sociedades financeiras de corretagem, sociedades gestoras de participações sociais, sociedades de desenvolvimento regional, sociedades de gestão e investimento imobiliário, sociedades administradoras de compras em grupo, sociedades de capital de risco, sociedades mediadoras do mercado monetário e do mercado de câmbios, sociedades gestoras de patrimónios, sociedades deinvestimento, sociedades de locação financeira, sociedades desportivas, sociedades de factoring, instituições financeiras de crédito, sociedades financeiras para aquisições a crédito e o estabelecimento individual de responsabilidade limitada. Em Portugal, as formas mais comuns de sociedades comerciais são contudo as sociedades por quotas e as sociedades anónimas.
Na sociedade por quotas o capital estádividido em quotas e os sócios são solidariamente responsáveis por todas as entradas convencionadas no contrato social. Só o património social responde para com os credores pelas dívidas da sociedade, salvo se estiver estipulado no contrato de sociedade a responsabilidade directa dos sócios para com os credores sociais. Na sociedade anónima o capital é dividido em ações e cada sócio limita a sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociedades Anónimas Desportivas
  • Sociedades anonimas desportivas
  • sociedades anonimas
  • sociedade anonima
  • Sociedade Anonima
  • Sociedade Anônima
  • SOCIEDADE ANÔNIMA
  • Sociedade Anônima

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!