Cubismo

Páginas: 3 (642 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2013
Escola Estadual Guido Segalho




Cubismo







Índice


Introdução....................................1

Desenvolvimento..........................2Imagens.........................................3

Conclusão......................................4

Bibliografia....................................5

1 - Introdução

Considerado um divisor de águas na história da arteocidental, o cubismo recusa a ideia de arte como imitação da natureza, afastando noções como perspectiva e modelagem, assim como qualquer tipo de efeito ilusório. 
Cubos, volumes e planosgeométricos entrecortados reconstroem formas que se apresentam, simultaneamente, em vários ângulos nas telas. O espaço do quadro - plano sobre o qual a realidade é recriada e rejeita distinções entre forma efundo ou qualquer noção de profundidade.

2 - Desenvolvimento

Este movimento artístico tem seu surgimento no século XX e é considerado o mais influente deste período. Com suas formas geométricasrepresentadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros, a arte cubista rompeu com os padrões estéticos que primavam pela perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza. A imagem única efiel à natureza, tão apreciada pelos europeus desde o Renascimento, deu lugar a esta nova forma de expressão onde um único objeto pode ser visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo. 
O marcoinicial do Cubismo ocorreu em Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles d''Avignon, pintura que Pablo Picasso levou um ano para finalizar. Nesta obra, este grande artista espanhol retratou a nudezfeminina de uma forma inusitada, onde as formas reais, naturalmente arredondadas, deram espaço a figuras geométricas perfeitamente trabalhadas. Tanto nas obras de Picasso, quanto nas pinturas de outrosartistas que seguiam esta nova tendência, como, por exemplo, o francês Georges Braque há uma forte influência das esculturas africanas e também pelas últimas pinturas do pós-impressionista francês Paul...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cubismo
  • Cubismo
  • Cubismo
  • CUBISMO
  • Cubismo
  • Cubismo
  • Cubismo
  • CUBISMO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!