As defesas mentais do homem

Páginas: 2 (410 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2013
As defesas mentais do homem - 1ª parte
Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)
Nunca, como nos tempos atuais, foi tão necessário, útil e instrutivo o conhecimento das defesas mentais quecada indivíduo pode instituir pela própria vontade, para preservar-se dos males que constantemente ameaçam sua integridade física, moral e espiritual. Males que, na maioria dos casos, terminam porsubmetê-lo a vontades alheias, a influências de ambientes, sejam políticos, religiosos, ideológicos ou de qualquer outra índole. Mais ainda, esse desconhecimento, que o impede de estabelecer suaspróprias defesas mentais, torna-o inseguro, temeroso e vacilante ante cada situação das tantas que se promovem no curso da vida.

O quadro que estamos apresentando mostra, com clara e acentuadafrequência, que um ser nessas condições carece de recursos mentais para enfrentar com decisão, segurança e valentia cada ato, problema ou situação que lhe exija soluções ou resoluções imediatas. Como podedesenvolver-se a vida de um homem em semelhantes condições? Que autoridade possui sua opinião ou sua palavra, se ele a tem alienada ou subordinada a outras opiniões? Acaso não é esse o fator decisivo, acausa real de uma enorme quantidade de seres se entregarem indefesos e ficarem absorvidos pela “massa”, essa massa que os aglutina em ideologias exóticas ou na dialética fascinante da demagogia? Duvidardisso seria cair numa temerária ingenuidade, ou dar as costas a um fato repetido, que haverá de golpear duramente o destino do indiferente.

O desamparo mental começa a ser experimentado nainfância,
segue na juventude e continua na fase adulta

Nunca houve na educação primária, no ciclo médio nem nas universidades ensinamento algum que instruísse o homem, desde tenra idade, sobre a forma deresguardar sua integridade psicológica, mental e moral. Não lhe foi ensinado a buscar e encontrar os recursos imponderáveis que sua mente contém e, de modo especial, a conhecer o uso de suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Defesas mentais
  • Defesas mentais na adolescência e juventude
  • Defesa dos Direitos do Homem
  • Sobre o homem na modernidade e suas defesas
  • Saúde mental e direitos humanos: a atuação da associação em defesa da saude mental (adsm)
  • mental
  • meu mentais
  • mental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!