Crowdfounding Ruffles

354 palavras 2 páginas
Lançada em 26 de fevereiro, a promoção "Faça-me um sabor" tinha como objetivo criar um novo sabor de Ruffles a partir de sugestões de algo como 1 milhão de internautas — mas acabou atraindo mais de 2 milhões de consumidores, mais do que qualquer outra edição do concurso nos nove países em que já foi realizado de 2008 para cá.

Em seu aniversário de 25 anos no mercado brasileiro, a linha de snacks Ruffles, está convidando seus consumidores a sugerirem o novo sabor da batata. Além de ver seu sabor nas gôndolas de todo o país, o criador escolhido irá receber um prêmio de R$50 mil em barras de ouro e vai se tornar uma espécie de sócio da PepsiCo, recebendo 1% sobre todo faturamento líquido gerado pelo novo produto, durante pelo menos seis meses. Para participar da promoção “RUFFLES®: Faça-me um sabor™”, basta acessar o site www.ruffles.com.braté 15 de abril, sugerir um nome para o sabor proposto, descrever seus principais ingredientes e enviar uma imagem que ilustre a inspiração para esse novo sabor.

20 executivos, entre profissionais de marketing e inovação da Pepsico e publicitários de agências contratadas pela multinacional, experimentando dez sabores diferentes para a batata Ruffles, o salgadinho mais vendido do país. A missão era apontar, em meio a tantas sugestões, os 3 sabores finalistas da promoção. Após 3 horas reunidos, anunciaram os finalistas: Strogonuffles (Estrogonofe), Yakissobaaa! (yakissoba) e HoneyMoonstard (mostarda e mel).

A IFF Essências e Fragrâncias, empresa responsável por desenvolver os aromas para a Pepsico, chegou a elaborar 15 amostras diferentes por quinzena — em situações normais, a IFF leva até oito semanas para criar um único sabor.

Contra o tempo e com medo do vazamento dos sabores, a Pepsico adotou codinomes para os sabores, o mais curioso deles foi o Yakissoba, que era chamado de Danielle Suzuki.
No Reino Unido, o sabor escolhido elevou em 14% as vendas da marca. No Brasil, se atingisse 15% a mais no número de

Relacionados