Cromossomos

Páginas: 10 (2282 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
CROMOSSOMOS
1. Introdução
O presente trabalho é sobre os Cromossomos, mais especificamente, sobre a História dos cromossomos, suas estruturas e reações no organismo, tanto dos eucariontes, como dos procariontes, os cromossomos sexuais (X e Y) do ser humano e a sua relação com o DNA.
O objetivo deste trabalho é explicar o funcionamento do cromossomo, suas estruturas e seu comportamento nosorganismos procariontes e eucariontes.
Está organizado em oito partes. Na primeira parte, trata-se sobre o que são os cromossomos. Na segunda parte, fala-se sobre a sua história e descoberta. Na terceira parte, mostra-se o comportamento do cromossomo nos procariontes. Na quarta parte, há uma introdução sobre seu comportamento nos eucariontes, seguido de uma breve explicação do funcionamento no serhumano. Na quinta parte, trata-se dos cariótipos. Na sexta parte, explica-se sobre o cromossomo sexual X. E, por fim, o cromossomo sexual Y. Existem ainda dois tópicos anexados ao trabalho, com algumas características dos cromossomos.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, feita através do site Wikipédia (ver bibliografia).

CROMOSSOMOS
2. Cromossomos
Um cromossomo é umacromatina embalada e organizada, um complexo de macromoléculas encontradas em células, que consistem em DNA, RNA e proteína. A principal macromolécula de transporte de informações é uma única peça de DNA de cadeia dupla enrolada, que contém vários genes, elementos regulatórios e outras DNA não portadoras de códigos. As macromoléculas ligadas ao DNA são as proteínas, as quais servem para embalar o DNA econtrolar as suas funções. Cromossomos variam muito entre diferentes organismos. Algumas espécies também contêm outros plasmídeos ou DNA extra-cromossômico.
A compactação dos cromossomos duplicados durante a mitose e meiose resulta ou numa estrutura de quatro braços, se o centrómero está localizado no meio do cromossomo, ou numa estrutura de dois braços se o centrómero está localizado perto de umadas extremidades. A recombinação cromossômica durante a mitose desempenha um papel vital na diversidade genética. Se estas estruturas são manipuladas de forma incorreta, por meio de processos conhecidos como instabilidade cromossómica e translocação, a célula pode sofrer catástrofe mitótica e morrer, ou pode inesperadamente escapar apoptose que leva à progressão do câncer.

CROMOSSOMOS
3.História da Descoberta
A palavra cromossomo vem do grego Chroma (cor) e Soma (corpo). Cromatina e cromossomos são ambos muito fortemente corados por corantes específicos
Schleiden (1804-1881), Virchow (1801-1902) e Bütschli (1848-1920), estavam entre os primeiros cientistas que reconheceram as estruturas, agora tão familiares a todos, como cromossomos. O termo foi batizado por Von Waldeyer-Hartz(1836-1921), referindo-se à cromatina termo, que foi introduzido por Walther Flemming (1843-1905).
Em uma série de experimentos começando em meados da década de 1880, Theodor Boveri (1862-1915) deu a demonstração definitiva de que os cromossomos são os vetores da hereditariedade. Seus dois princípios eram a continuidade dos cromossomos e a individualidade dos cromossomos. É o segundo destesprincípios que era tão original. Wilhelm Roux (1850-1924) sugeriu que cada cromossomo transporta uma carga genética diferente. Boveri foi capaz de testar e confirmar esta hipótese. Ajudado pela redescoberta no início da década de 1900 de um trabalho anterior de Gregor Mendel (1822-1884), Boveri foi capaz de apontar a ligação entre as regras de herança e o comportamento dos cromossomos. Boveri influenciouduas gerações de citologistas americanos: Edmund Beecher Wilson (1856-1939), Walter Sutton (1877-1916) e Theophilus Painter (1889-1969) foram todos influenciados por Boveri (Wilson e Painter, na verdade, trabalharam com ele). Ernst Mayr (1904-2005) observou que a Teoria cromossômica Boveri-Sutton foi muito contestada por alguns geneticistas famosos: William Bateson (1861-1926), Wilhelm...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cromossomos
  • cromossomo
  • Cromossomos
  • Cromossomos
  • cromossomos
  • Cromossomo
  • Cromossomos
  • Os cromossomos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!