Espondilolistese

Páginas: 6 (1395 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Resumo
A Ressonância Magnética tem sido um meio de diagnóstico por imagem muito utilizado, por não demostrar efeitos biologicos adversos, além disso possiu imagens com muita qualidade, onde também é possível observar tecidos moles (tendões, ligamentos, articulações).
A Espondilolistese é o deslizamento de uma vértebra sobre a outra, podendo ser anterior ou posteriormente; pode serdiagnosticada atraves de um exame físico, de um simples raio x, de uma tografia computadorizada ou da ressonância magnética e tratada com alguns métodos da fisioterapia.
Palavras Chaves
Ressonancia Magnética, Espondilolistese, Fisioterapia, Pilates, Tarapia Manual

Introdução
A obtenção de imagens por Ressonância Magnética, que utiliza radiação não-ionizante e não demostrou efeitos biologicos adversos,transformou-se rapidamente em uma modalidade aceita para a produção de imagens de processos patológicos no sistema no sistema músculo-esquelético. As imagens obtidas por Ressonância Magnética proporcionam uma representação digital de características teciduais relacionadas a localização espacial e podem ser obtidas em qualquer plano tecidual. O aspecto de uma imagem obtida por RessonânciaMagnética é uma função da composição química de vários tipos de tecidos. Por exemplo, os tecidos moles são compostos aproximadamente de 70% de água e 10 a 15 % de tecido adiposo, que geram todo o sinal de RM. A compreensão da forma como é produzida uma imagem por RM começa com um conhecimento dos compos magnéticos e da forma como estes componetntes atômicos de água e gordura interagem com estes campos.Uma sequência análoga de eventos é utilizada para induzir ressonância em estudos de tecidos por RM. O paciente é colocado em um campo magnético forte para alinhar os momentos magnéticos dos prótons de água e gordura no tecido. A seguir é aplicado um campo magnético perturbador através de um curto pulso de uma onda de radiofrequencia. As ondas de radiofrenquência possuem componentes do campo deelétrico e magnético oscilantes perpendiculares inerentes. Os momentos magnéticos ressonam e começam a precessão em torno deste campo magnético perturbador e a magnetização final no tecido é realinhada em torno de um novo eixo fora do equilíbrio.
Espondilolistese é o deslizamento de um corpo vertebral (geralmente L5) sobre o corpo situado logo abaixo dele (S1), que tem como causa uma falha dossegmentos intervertebrais, sendo eles congênitos, de origem inflamatória ou traumática. Habitualmente este deslocamento é para frente, mas pode ocorre para trás. Pode ser classificado de acordo com a sua causa: Displásica (anomalia congênita na junção lombossacral), Ístmica (fratura por fadiga da parte interarticular), Degenerativa (osteoartrose degenerativa), Traumática (traumatismo agudo),Patológica (enfraquecimento do pars interarticularis por tumor, por osteoporose, ou doença de Paget). Estudos epidemiológicos mostraram que a incidência de espondilolise está relacionada com a idade, herança genética, gênero, raça e nível de atividade, manifestando-se freqüentemente durante a fase de crescimento, dos 8 aos 20 anos. O risco declina na meia idade e aumenta ligeiramente entre os 60 a 80anos. Além desses fatores, atividades que requerem hiperextensão ou hiperflexão da coluna lombar aumentam o risco de espondilólise/listese. Esportes como ginástica, futebol, mergulho, luta, levantamento de peso e remo apresentam incidência excepcionalmente alta dessas patologias. Embora essa con- dição muitas vezes se desenvolva cedo na adolescência, normalmente não é detectada até a idadeadulta. Crianças e adolescentes geralmente suportam a dor lombar por muitos anos antes de serem avaliadas por um médico. Geralmente a espondilolistese é assintomática, porém dor lombar e ciática bilateral até as nádegas ou face posterior das coxas podem se manifestar. A dor é leve ou moderada, inicialmente obtusa, que se exacerba com movimentos de extensão e rotação. No exame físico, a dor pode ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Espondilolistese
  • Espondilose e Espondilolistese
  • O método Pilates no tratamento de espondilolistese traumática em L4-L5: estudo de caso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!