psicologia

Páginas: 2 (296 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

O Que é Sociologia ?











A Sociologia é o estudo dos fenômenos sociais, da interação e da organização social. A sociologia é importante para cada dia de nossas vidas,pois fornece instrumentos para entender nossos pensamentos, percepções e ações. A sociologia surgiu no século XIX no ano de 1838 por um filósofo francês chamado Auguste Comte que acreditava que aciência da sociedade poderia competir com as ciências naturais. Comte também sentia que o descobrimento das leis da organização social humana poderia ser usado para tentar reconstruir a sociedade deuma forma mais humana. Mas foram Karl Marx, Émile Durkreim e Max Weber que desenvolveram a sociologia como ciência.
Com a Revolução Industrial e logo depois a Revolução Francesa aSociologia surge então para compreender as novas formas das sociedades de todo o mundo, suas estruturas e organizações. Como toda forma de conhecimento a sociologia pretende explicar a totalidade do seuuniverso de pesquisa. O conhecimento sociológico, por meio dos seus conceitos, teorias e métodos, constituem um instrumento de compreensão da realidade social e de suas múltiplas redes ou relaçõessociais. A Sociologia surgiu como disciplina no século XVIII, como resposta de um grande desafio que estava surgindo: o início da sociedade moderna, os Sociólogos estudam e pesquisam as estruturas dasociedade, como grupos étnicos, classes sociais, gênero e etc...
Nos dias atuais a Sociologia nos possibilita enxergar com nitidez os problemas sociais e políticos do mundo é tambémimportante porque através do estudo da vida social do homem, a interação social, a estrutura, o funcionamento e a evolução dos grupos sociais, contribui para a formação humana, buscando o desenvolvimento dopensamento inteligente, formador de idéias e projetos para novos rumos em nossa existência.



Alguns fragmentos tirado do livro :
- Martins, Carlos Benedito. O que é Sociologia. Brasiliense...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
  • A psicologia ou as psicologias
  • Psicologia ou psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!